Gastronomia goiana oferece opções para todos os gostos
Do tradicional sanduÃche ao mais refinado prato francês, capital dispõe de uma vasta culinária
Foto: Divulgação
Daniella Reila
O ramo gastronômico é um dos que mais cresce em todo paÃs. Sabores diferentes, temperos exóticos e novidades vindas de outros paÃses ou de outras regiões do Brasil, fazem com que as cozinhas da capital tenham boas opções de culinária. Os profissionais, cada vez mais qualificados, oferecem serviços elaborados buscando atender os desejos de quem opta em comer fora de casa.
Goiânia é conhecida como a capital do pit dog, porém, os sanduÃches gourmets também têm conquistado o paladar goianiense. Em praticamente todos os bairros é possÃvel encontrar alguma sanduicheira desse segmento. As carnes são produzidas no estilo churrasco e variam desde a bovina até as mais seletas, como picanha e a carne de cordeiro. Os pães combinam com o estilo de sanduiche e os molhos, na maioria, das vezes são da casa.
No quesito doce, outro queridinho dos goianienses é o famoso bolo de pote. Encontrado em boa parte das cafeterias e também entregues por delivery, eles apresentam uma série de opções e recheios, como ninho, prestÃgio e outros.
Comidas estrangeiras também estão ganhando boa receptividade na cidade, como a comida em Bowls, inspiração vinda do Havaà e que já é considerada umas das principais tendências na capital.
Entre as opções de comida europeia, estão os restaurantes franceses e italianos, que oferecem pratos tradicionais, refinados e com diversas opções de sabores e gostos, do picante ao mais suave, do simples ao mais caro.
Já a gastronomia sul-americana misturou sofisticação com ingredientes bem recebidos pelo público da capital agradando, inclusive, os paladares mais exigentes. O Dom Ralf Mistura Peruana tem como carro chefe pratos do Peru, como o ceviche, que leva em sua receita peixe cru, cebolas, pimentas e milho roxo cozido em caldo de limão.
As churrascarias com cardápio estrangeiro também são destaques na capital. A parrilla compõe a culinária uruguaia e tem como pratos principais o assado de tira, tapa de cuadril, bife ancho e filet de lomo, com acompanhamentos tradicionais como feijão-verde, legumes e farofa de ovo. El Argentino é outro lugar que se conecta com o paladar goiano. Suas carnes nobres da raça angus são cortadas do gosto do cliente e preparado nas parrillas, que são as tradicionais churrasqueiras argentinas.