Morrinhos recebe fase estadual dos Jogos Estudantis
Os alunos que ganharem a fase estadual estarão classificados para participarem da maior competição esportiva estudantil do País
O maior evento esportivo estudantil de Goiás chega na fase final dentro do Estado. Após as competições nos quatro polos regionais definidos para a disputa os Jogos Estudantis de Goiás 2019 chegam na etapa Estadual. O evento será em Morrinhos, com a participação dos estudantes matriculados nas redes públicas de ensino e na rede particular, na faixa etária de 12 a 17 anos. O torneio será desta quinta-feira, dia 27, ao dia 30, domingo.
A competição que é dividida em quatro fases: municipal, intermunicipal, regional e estadual, chega na última parte dentro do Estado. Os campeões classificados em cada polo regional – Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde – contemplam as 40 regionais, que representam os 246 municípios goianos e envolve, ao todo, cerca de 40 mil alunos/atletas.
Os alunos que ganharem a fase estadual estarão classificados para participarem da maior competição esportiva estudantil do País, os Jogos da Juventude. A competição nacional será em Cascavel, no Paraná, de 2 a 9 de setembro deste ano. Os selecionados na competição nacional poderão participar de jogos estudantis internacionais.
O superintendente de Desporto Educacional, professor Maurício Roriz dos Santos, destaca a importância dos jogos que geram a mobilização da juventude estudantil em torno do esporte. “O evento contribui para a formação integral do aluno/atleta, motivando a aprimorar sua vivência esportiva e oportunizando a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares”, destaca. Segundo ele, o objetivo é levar o esporte ao maior número de estudantes possíveis e transformar vidas a partir disso.
Em 2018, 155 alunos/atletas de 25 municípios goianos participaram dos jogos nacionais e trouxeram para casa seis medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze.
Neste ano, haverá também a participação de alunos/atletas paralímpicos, resultado da parceria entre a Superintendência de Desporto Educacional, Superintendência de Inclusão e a Secretaria de Esporte, por meio da Superintendência de Esporte e Lazer. Os alunos com deficiência disputam as modalidades individuais de atletismo, bocha, natação e parabadminton, que seguem cronograma único, que acontecerá em outubro juntamente com as modalidades individuais.