Prefeitura revitaliza acervo Art Déco em Campinas
Após revitalizar Coreto da Praça Joaquim Lúcio, Biblioteca Cora Coralina e o Campinas Palace Hotel também serão reformados
Da Redação
Além da vocação empreendedora e do comércio pujante, Campinas é destaque em Goiânia por abrigar um vasto e importante acervo em Art déco. Em virtude disso, a Prefeitura de Goiânia segue revitalizando os espaços públicos do bairro com o objetivo de valorizar o patrimônio arquitetônico da região.
Depois de revitalizar o Coreto da Praça Joaquim Lúcio, a gestão municipal vai iniciar, ainda em 2019, a revitalização da Biblioteca Cora Coralina, localizada na Avenida 24 de Outubro, e do Campinas Palace Hotel, erguido na década de 70. As obras ocorrerão paralelas à reforma do Coreto da Praça Cívica e do Relógio da Avenida Goiás.
Os projetos serão semelhantes às obras de restauração da Antiga Estação Ferroviária, restaurada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e do Coreto da Praça Joaquim Lúcio. Com 124 anos, o espaço, que foi construído antes mesmo da criação da Capital, foi reestruturado com paisagística, pintura obedecendo os traços originais e requalificação da iluminação e recuperação da parte estética.
A intenção é valorizar o Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia, tombado em 2003 e um dos mais importantes e representativos do mundo. O conjunto possui 22 edifícios e monumentos públicos concentrados na região central da cidade.