O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Racionamento

Vazão do Meia Ponte entra em alerta

MP solicita que Saneago adote ações de racionamento de água. Foto: Secima/Divulgação

Lucas de Godoipor Lucas de Godoi em 11 de julho de 2019
Vazão do Meia Ponte entra em alerta
MP solicita que Saneago adote ações de racionamento de água. Foto: Secima/Divulgação

Aline Bouhid

A bacia do Rio Meia Ponte, que abastece quase 50% da população do Estado, está em nível de alerta. Medição foi feita pela Saneago que identificou a vazão de 4.885 litros por segundo. Situação preocupa o Comitê de Bacia do Meia Ponte e o presidente da entidade, Fábio Camargo, alerta que é hora de conscientizar a população sobre a necessidade de economizar água e que também é preciso intensificar a fiscalização. 

“Ainda está no nível de alerta, mas quando chegar a 4.300 litros por segundo por mais de uma semana vai entrar no (estágio) crítico. Nessa hora o estado tem que intensificar a fiscalização de captação irregular e anúncios explicando para a população que é preciso economizar água”, disse Fábio. Diante do quadro, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) solicitou que a Saneago comece a adotar as ações de racionamento de água quando a vazão chegar a 3300 litros por segundo. O normal, nesses casos, é iniciar o processo quando a vazão está em 2.200 litros

Entre as medidas de economia de água feitas pela Saneago, o racionamento é a última a ser adotada. Fábio afirmou que antes dela, é possível tomar iniciativas como tirar a pressão das bombas de abastecimento e manejar sistemas, enchendo as caixas de água das regiões de forma alternadas.

* Com informações de TV Anhanguera. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também