O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Saúde

Estudo revela que 80% de diabéticos podem ter doenças cardiovasculares

Desinformação e relação superficial com médicos contribuem para índice

Postado em 22 de julho de 2019 por Aline Carleto
Substância produzida pelo organismo tem potencial para tratar diabetes
Pesquisador identificou uma substância produzida pelo organismo que ajuda a controlar os níveis de glicose e pode ser uma alternativa para o combate a diabetes. Foto: Agência Brasil

Aline Bouhid

Estudo divulgado nesta semana mostrou que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam indícios de comprometimento cardiovascular. Mais da metade (52%) indicam pelo menos dois destes sintomas: tontura, dores no peito e nas pernas, falta de ar e palpitações. A pesquisa entrevistou 1.439 pessoas com e sem diabetes tipo 2, com idade entre 47 e 55 anos. 

O levantamento mostrou ainda que 64% dos diabéticos não seguem rigorosamente o tratamento e apenas 48% dos pacientes consideram a doença muito grave. O diabetes aparece atrás do câncer (92%), do acidente vascular cerebral (79%), do infarto (75%), do mal de Alzheimer (74%), da insuficiência renal (70%) e da insuficiência cardíaca (56%).

“A atenção ao coração é um dos grandes desafios no segmento do paciente com diabetes. Temos objetivos desafiadores no século 21 que vão além do controle da glicose no sangue, fundamental para o tratamento do diabetes tipo 2. Tudo isso passa também por reduzir o peso e o risco de hipoglicemia e aumentar a segurança do ponto de vista cardiovascular”, disse o médico endocrinologista e fundador do EndoDebate, Carlos Eduardo Barra Couri. Intitulado “Quando o Diabetes Toca o Coração”, o estudo foi realizado pelo EndoDebate em parceria com a Revista Saúde e lançado em junho pelo laboratório Novo Nordisk.   

* Com informações da Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também