O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Cidadania

Mutirão da Prefeitura realiza mais de 40 mil atendimentos na região Norte de Goiânia

Em dois dias de projeto, foram oferecidos à comunidade de 21 bairros, mais de 160 serviços públicos de secretarias municipais e estaduais

Postado em 4 de agosto de 2019 por Leandro de Castro Oliveira
Mutirão da Prefeitura realiza mais de 40 mil atendimentos na região Norte de Goiânia
Em dois dias de projeto

Jorge Borges

A Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Governo de Goiás, realizou neste fim de semana, nos dias 3 e 4, a 25º edição do Mutirão nos Bairros. O projeto realizado no Jardim Guanabara ll, região Norte da Capital, estima que foram feitos mais de 40 mil atendimentos nos mais de 160 tipos de serviços públicos oferecidos pelas secretarias municipais e estaduais à população de 21 bairros.

Esta é a quarta edição do Mutirão da Prefeitura que conta com a efetiva participação do Governo de Goiás. A administração estadual traz para o evento cerca de 45 serviços públicos de sua competência, que se somam aos mais de 120 serviços oferecidos pela própria Prefeitura de Goiânia.

O primeiro Mutirão da atual gestão aconteceu também na região Norte da Capital, em junho de 2017, e desde então já fez mais de 1 milhão de atendimentos em todas as regiões de Goiânia.

Além dos serviços prestados nos estandes das diversas secretarias da Prefeitura, como saúde, educação, assistência social, direitos humanos, procuradoria, finanças, habitação e trânsito, a concessionária de energia elétrica de Goiás, a Enel, disponibilizou no local, estrutura para que a população possa trocar lâmpadas comuns pelas de LED, que geram economia de energia. O consumidor precisa trocar as antigas e apresentar o comprovante de pagamento da conta de luz.

Foram ofertados, ainda, serviços de emissão de carteira de identidade e CPF, Ipasgo, Detran, Procon, Saneago e Goinfra. O Corpo de Bombeiros vai realizar exposição de materiais e equipamentos, oficinas de primeiros socorros e de prevenção a incêndios. Já a Agehab oferecerá orientação sobre os programas habitacionais do estado, além de tirar dúvidas a respeito do processo de regularização fundiária. 

Inscrição em programas sociais, como o Passaporte do Idoso, Passe Livre Estudantil e ID Jovem, que dá acesso a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Sucesso no último evento, o aulão preparatório para o Enem será ministrado mais uma vez. O conteúdo será focado nas disciplinas de Química e Geografia.

Os serviços de saúde foram fortalecidos com a participação de uma equipe de odontologia. E a secretaria de Saúde enviou, ainda, médicos especialistas em oftalmologia, cardiologia e dermatologia para a realização de consultas e exames gratuitos.

Solenidade

Na abertura do evento, no sábado (3), acompanhado do secretário de Governo, Ernesto Roller, que representava o governador Ronaldo Caiado, o prefeito Íris Rezende (MDB) declarou que a prática de mutirões, atualmente realizada em diversos países, foi criada por ele em uma de suas gestões anteriores. 

“Para se ter uma ideia, em 1966, jornalistas e professores não sabiam o que era mutirão, quando fizemos o segundo, já tivemos a parceria da faculdade de odontologia. De repente, o mutirão chamou a atenção do País com uma reportagem de uma revista de grande tiragem na época. Hoje, a ONU convoca mutirões sobre todos os países da face da Terra e eu posso dizer: tudo começou em Goiânia”, afirmou o prefeito. 

Em coletiva à imprensa, questionado sobre sua administração, o prefeito de Goiânia afirmou que entregará até o final da administração atual, sua promessa de campanha finalizada. “Hoje eu posso dizer, a administração já está sob domínio, os serviços começam a aparecer e nesses dezessete meses que ainda tenho pela frente como prefeito, nós vamos realizar tudo aquilo que eu anunciava na campanha: fazer de Goiânia a cidade mais gostosa, mais querida e mais bonita do Brasil”, declarou Íris Rezende.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.