Macron: espero que brasileiros tenham logo presidente à altura do cargo
Os brasileiros “têm vergonha” do comportamento de seu chefe de Estado. Foto: EFE
Aline Bouhid
O presidente da França, Emmanuel Macron, reagiu nesta segunda-feira (26) a um comentário feito no Facebook pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que endossou a postagem de um internauta que zombava de Brigitte Macron, esposa do presidente francês. No sábado (24), um seguidor postou foto dos casais Macron e Bolsonaro em um post do presidente brasileiro, com a legenda: “Agora entende por que Macron persegue Bolsonaro?”. O presidente brasileiro respondeu: “Não humilha cara. Kkkkkkk”.
Em entrevista coletiva ao lado do presidente do Chile, Sebastián Piñera, Macron disse que o comentário sobre Brigitte foi “triste” e “extremamente desrespeitoso”. Segundo ele, os brasileiros “merecem um presidente que esteja à altura do cargo”. O presidente da França, Emmanuel Macron, criticou neste domingo (25) a zombaria de seu colega brasileiro, Jair Bolsonaro, em relação a sua esposa, Brigitte. “Eu acho que os brasileiros, que são pessoas ótimas, estão um pouco envergonhados de ver esse comportamento e que eles esperam que quando se é presidente eles se comportarão bem com os outros”, disse ele em entrevista coletiva durante a cúpula do G7 em Biarritz, no sudoeste francês.
Entenda
A troca de críticas e ofensas entre Jair Bolsonaro e o presidente da França,Emmanuel Macron, motivadas pelos incêndios na Amazônia, respingou também na primeira-dama francesa, Brigitte Macron, de 66 anos. No último sábado 24, o presidente brasileiro respondeu ao comentário de um seguidor que comparou a beleza da esposa de Macron à de Michelle Bolsonaro, que é 29 anos mais jovem.
“Agora entende por que Macron persegue Bolsonaro?”, escreveu o seguidor, na legenda da foto dos casais. “Não humilha cara. Kkkkkkk”, respondeu Bolsonaro, em comentário ainda visível em seu Facebook. A resposta de Bolsonaro repercutiu negativamente pela na imprensa francesa, que acusou o chefe de Estado brasileiro de sexismo.
Dois dias antes, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente e postulante à vaga de embaixador nos Estados Unidos, compartilhou um vídeo que chamava Macron de “idiota”. O presidente francês, por sua vez, disse que Bolsonaro mentiu sobre seus compromissos com o meio ambiente.
As relações entre os governos de Brasil e França estão estremecidas desde o início do mês, quando Bolsonaro cancelou, de última hora, um encontro com o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, e publicou um vídeo no Facebook enquanto cortava o cabelo, no mesmo horário em que estava programada a reunião. Na ocasião, Le Drian ironizou a “urgência capilar” do brasileiro.
* Com informações da EFE