Goiânia recebe encontro nacional de Coros
1º Encontro Nacional de Coros de Goiânia começa nesta quinta-feira e vai até domingo (8).
Sabrina Moura
Buscando se consolidar como um importante evento no calendário cultural de Goiânia, a primeira edição do Encontro Nacional de Coros de Goiânia (ENCoros) será realizada de quinta (5) a domingo (8), com a participação de corais de vários estados brasileiros, no Teatro Goiânia.
Na opinião do maestro Eliseu Ferreira, que integra a comissão organizadora, esse é um evento importante, pois o encontro está no calendário de várias cidades do Brasil, sendo um momento de troca de experiências, de cada um ver o outro cantar e como o outro faz. “A música coral é um universo muito rico e vasto: temos coral da igreja, coral de empresa, coral profissional e de escola. Esses encontros são importantes para promover esse congraçamento e a troca de experiências. Os próprios grupos são beneficiados, e crescem ao ver o que o outro está fazendo; é uma troca entre cantores”, explica.
Eliseu conta que, historicamente no Brasil, ocorreu um movimento muito forte com Villa-Lobos que incentivava essa questão do orfeão, nas escolas, e, atualmente, a música é obrigatória nas instituições: “O canto coral é uma atividade que não precisa gastar nada para poder participar. O ato de cantar é fundamental, e desenvolve uma série de questões na criança, no adolescente ou no adulto – como o socializar, a questão de ouvir o outro, o respeito e a disciplina. A música coral eu digo que é a ‘música mais barata’. Não é necessário um instrumento; você é o próprio instrumento: basta apenas o objetivo e a iniciativa de alguém para juntar um grupo para a música coral acontecer. Atualmente, infelizmente as pessoas estão meio isoladas, mas, antigamente, as famílias se reuniam, na noite, para cantar e fazer uma seresta, e existia preocupação e prática maiores. Hoje em dia, eu vejo que estamos buscando essa socialização, e, nesse contexto, o canto coral é fundamental em qualquer que seja a realidade”.
O maestro explica que esse é um gênero riquíssimo, pois se canta de tudo em coral, de um repertório acumulado desde a época da Renascença/Idade Média, podendo cantar até funk. “Há uma multiplicidade grande do movimento de coral no Centro-Oeste, em Goiânia, no Entorno. Por meio do evento, o público vai poder ver quantos corais existem aqui. O encontro, além de receber coros de fora, está baseado nos corais daqui de Goiás e do Distrito Federal”, diz Eliseu.
Além da programação artística, o evento conta com uma série de atividades de formação, visando ao aperfeiçoamento de cantores, regentes e profissionais ligados à música coral, ministradas por expoentes da área no Brasil, tais como Naomi Munakata, Silmara Drezza, Isabela Sekeff, André Vidal, Angelo Dias, Altamiro Rodigues, Marília Álvares e Sidney Roberto.
O ENCoros é promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Cultura. As apresentações artísticas ocorrem das 18h às 22h, e são gratuitas, com exceção do concerto de abertura, na quinta-feira (5).
(Sabrina Moura é estagiária do jornal O HOJE sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)
SERVIÇO
I Encontro Nacional de Coros de Goiânia (ENCoros)
Quando: de quinta-feira (5) a domingo (8)
Onde: Teatro Goiânia (Rua 23, nº 252, Setor Central – Goiânia)
Horário: das 18h às 22h
Entrada gratuita (com exceção do concerto de abertura, cuja entrada custa R$ 20)
Programação: www.facebook.com/encoros