Centro de Excelência do Esporte abriga segunda edição do Festival Paralímpico
O evento deve contar com a participação de cerca de 200 crianças, de 8 a 17 anos – Foto: Divulgação
Da Redação
O Centro de Excelência do Esporte, no Centro de Goiânia, recebe no próximo dia 21 de setembro a segunda edição do Festival Paralímpico, em comemoração ao Dia Internacional do Atleta Paralímpico. O evento, que deve contar com a participação de cerca de 200 crianças, de 8 a 17 anos, tem o intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência, além de impulsionar a iniciação esportiva e divulgar a prática do paradesporto.
Realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Festival Paralímpico terá a presença de crianças da Região Metropolitana de Goiânia, além de Itapaci, Cidade Ocidental, Valparaíso e Silvânia.
Com intuito de promover maior interação e divulgação da prática paradesportiva, 20% das vagas serão destinadas a crianças sem deficiência. “Queremos que a sociedade como um todo possa ter uma vivência paralímpica, não só a pessoa com deficiência. Temos o propósito social da inclusão e da iniciação esportiva, mas também, pensamos em plantar uma semente para o alto rendimento no futuro”, destacou João Batista Turíbio, gerente de práticas paradesportivas e paralímpicas da Seel.
Três modalidades paralímpicas serão ofertadas no Festival Paralímpico: Tênis de mesa, parabadminton e atletismo. As inscrições podem ser feitas pelo telefone.
Paradesporto em Goiás
Atualmente, a Seel atende aproximadamente 500 pessoas com deficiência com atividades na Praça de Esporte do Setor dos Funcionários, Praça de Esporte do Setor Pedro Ludovico, APAF – Associação Paralímpicos do Futuro, APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade, Centro de Excelência e CEBRAV – Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual.
São oferecidas aulas de natação, hidroginástica, futsal, futebol de 5, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, judô, parabadminton e capoeira.
Núcleos Paralímpicos
Em uma ação inédita em nosso Estado, o Governo de Goiás, por meio da Seel, está levando os serviços esportivos do paradesporto para cidades do interior. Em junho foi inaugurado o primeiro Núcleo Paralímpico em Itapaci. O espaço, que é uma parceria com a prefeitura da cidade e a AABB, tem capacidade para atender 60 pessoas. Lá são praticadas as modalidades natação, atletismo, bocha e parabadminton.
A ação está em processo de expansão para outras regiões do Estado. Silvânia, Cidade Ocidental e Valparaíso já estão em estágio avançado de instalação de seus respectivos núcleos. As cidades de Rio Verde e Itumbiara também iniciaram o processo de instalação das atividades paralímpicas.
II Festival Paralímpico
Local: Centro de Excelência do Esporte
Data: 21 de setembro
Horário: 8h às 12h
Inscrições gratuitas pelo telefone – 3201-6073