Novo reitor da UEG é procurador do Estado
Nomeação acontece após pedido de renúncia do reitor interino Ivano Devilla. Foto: Internet
Aline Bouhid
Na tarde desta sexta-feira (20), o procurador do Estado Rafael Borges foi nomeado como novo reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nomeação ocorre depois da carta com pedido de renúncia do reitor interino, Ivano Alessandro Devilla. Ele ocupava o cargo desde abril. Não havia nome para substituir Ivano, daí o estatuto da UEG permite que nomeação seja feita pelo Governador.
Segundo nota de imprensa, Rafael Borges terá função de restituir a normalidade da UEG. A nota ainda diz que “o trabalho de reestruturação da gestão da UEG será conduzido com total transparência” e a “máxima responsabilidade, de modo a garantir a sua reconstrução”. Além da crise institucional, a UEG passa por crise financeira com despesas superiores a R$ 300 milhões.
Quem é o novo reitor
Rafael Gonçalves Santana Borges é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Assumiu o cargo de Procurador do Estado aos 24 anos.
Recentemente, destacou-se, na carreira, ao conduzir e sanear, juridicamente, a crise instalada no Hospital de Urgências de Goiás após abandono repentino de sua gestão por uma Organização Social com suspeitas de fraude, em outubro de 2018. Ele desde o começo do ano no cargo de Procurador Setorial da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação.
* Com informações da Assessoria