SMT quer acabar com semáforos de 3 tempos em Goiânia
Secretário informa que mudança vai trazer mais agilidade para motoristas e melhorar fluxo de ônibus
Eduardo Marques
Os semáforos de três tempos terão os seus dias contados nas vias públicas de Goiânia, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). Assim como foi feito nas Avenidas Castelo Branco e Anhanguera, próximo da Avenida Consolação, desde o último sábado, dia 28, o órgão pretende mudar para semáforos de dois tempos em outros pontos da capital, sem divulgar ainda um cronograma ou os locais onde as mudanças serão aplicadas.
De acordo com o titular da SMT, Fernando Santana, a medida é para proporcionar maior agilidade ao trânsito. Ele ressalta que o semáforo de três tempos faz com que o motorista perca, em média, um minuto e meio parado. “Na Anhanguera, por exemplo, podemos dizer que com a mudança dos semáforos ‘ganhamos’ três minutos e na Castelo Branco dois minutos”, comentou.
Santana diz que a decisão terá também impacto no transporte coletivo, otimizando mais rapidez para o fluxo coletivo. “Estamos procurando melhorar a mobilidade da capital, principalmente para o transporte público. As duas opções que temos para melhorar a situação dos ônibus é essa e a implantação dos corredores, que também já está em curso”, afirmou.
O secretário salienta que a segurança do pedestre também será aumentada quando todo o processo for concluído. “Normalmente, os semáforos de três tempos não tem o tempo do pedestre. Então, mudando para semáforos de dois tempos, a segurança é mais garantida.”
Santana não soube informar o número de semáforos de três tempos existentes na capital, mas disse que a intenção é que todos sejam retirados. Fernando não soube responder qual ponto será o próximo a passar pela alteração.
O órgão comunicou também que os poucos semáforos de quatro tempos da capital estão sendo analisados e também poderão sofrer modificações.