O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Hábitos que aliviam

Organização e limpeza ajudam a aliviar a sensação de calor

Profissionais orientam sobre hábitos para melhorar a qualidade de vida e diminuir a sensação de calor – Foto: Divulgação

Postado em 5 de outubro de 2019 por Leandro de Castro Oliveira
Organização e limpeza ajudam a aliviar a sensação de calor
Profissionais orientam sobre hábitos para melhorar a qualidade de vida e diminuir a sensação de calor - Foto: Divulgação

Guilherme Melo 

Com os termômetros marcando acima dos 30 graus e o tempo quente, as pessoas ficam cada vez mais indispostas.  Se durante o dia fica mais difícil realizar tarefas simples, à noite, o sono é o principal prejudicado. Quem não tem ar-condicionado em casa ou não quer extrapolar a conta de energia, existem alternativas mais naturais e baratas para manter a casa refrescada mesmo durante temperaturas altas. 

Segundo a personal  organizer Mariana Thomé, a boa e velha faxina de fim de semana,já pode melhorar a sensação térmica nesta época. “Quando a gente está com tudo do lado dentro de casa, ficamos mais abafados, isso provoca uma sensação ainda pior, mais quente. Assim quando organizamos os espaços, melhora a circulação de ar, e assim a ventilação fica mais livre. Então a sensação térmica melhora muito quando está organizada e realmente nessa época dependendo do jeito que for organizado o ambiente vai ficando mais agradável”, esclarece Mariana.

Para a organizadora a principal dica de organização, nesta época do ano, é fazer a troca das estações. “Colocar as coisas que usamos no inverno, como cobertas mais pesadas, roupas mais grossas dentro do guarda roupa. A organização do armário pode auxiliar a circulação do ar durante o dia e a própria noite mesmo”, revela Mariana. 

Outra dica que Mariana orienta, e alerta com alguns cuidados, é deixar as janelas abertas durante a noite. “É uma opção para quem gosta, e principalmente, tem segurança. Como estamos em uma época muito seca, temos que tomar cuidado porque vem muito pó, e assim pode manchar as roupas principalmente as brancas”, comenta.  Uma opção mantenha as cortinas fechadas. Apesar de ser óbvia, essa solução é muitas vezes ignorada. Evitar a incidência direta de raios solares faz uma diferença grande na temperatura interna da casa. Quanto mais sombra, melhor.

Mariana alerta que o planejamento é fundamental para melhorar a qualidade de vida, e consequentemente, melhorar a sensação térmica. “Alguém de pensa em um sistema de ventilação ou de ar condicionados é fundamental. As pessoas as vezes querem colocar um ar condicionado potente e um local específico da casa, mas que não vai resolver e só vai gastar dinheiro. Com o planejamento é bem melhor e mais eficaz, além de conseguir economizar”, alerta. 

Mariana comenta que não existe diferença entre a organização de casa para um  apartamento. “A diferença que existe em qualquer ambiente e em qualquer organização é realmente os costumes e os hábitos das pessoas. Você pode morar no mesmo condomínio ou  prédio com mesmo apartamento mas você tem coisas diferentes que outra pessoa, tem hábitos diferentes. Às vezes o teu seu estilo de vida requer mais roupa dobrada ou mais roupa pendurada ou você tem mais aparelho de jantar por exemplo do que outras pessoas. Então cada da requer a sua diferença e cada organização é única independente do espaço pode ser no mesmo lugar. Uma dica muito boa, é sempre ter uma planta ou algo assim”, finaliza.

Deus abençoe as varandas 

Nos edifícios, as varandas estão cada vez mais aprimoradas, principalmente com a crescente tendência de trazer para as moradias verticais a mesma sensação de uma casa e um ambiente mais aberto, o que proporciona um ambienta mais confortável. As modernas plantas lançam o conceito de sala avarandada, que é a tal integração entre sala de estar e varanda. Esses dois ambientes se misturam e já não se sabe mais quando começa um ou termina o outro. 

Este conceito, teve início com a explosão do verde em 2005, que começou a invadir projetos de casas e apartamentos a dentro. Segundo a arquiteta paisagista Cristine Alencar, este ambiente proporciona uma sensação mais agradável, harmônica e amável no lugar. “Este novo conceito de uma varanda, como uma extensão da sala de estar, é ótimo para receber as visitas em um ambiente aconchegante”, revela. 

Cristine, com sua sócia e proprietária Melina Charalabopoulos, fizeram um recente projeto de extensão de uma varanda que conversasse com o resto da casa. “Fizemos uma varanda florestal, com plantas topicais, que estavam em toda a casa”, conta. O arquiteto, Alexandre Leite explica que a varanda, que antes era separada por uma porta de vidro, agora se tornou um prolongamento da sala. Essas e outras mudanças são percebidas novos projetos de restaurantes, cafés e variedades espalhados pela Capital.

Na extremidade do ambiente, as janelas em estilo balcão garantem uma ampla abertura, permitindo a entrada de luz e ventilação para a área social. Na sala do apartamento do Jardim Bueno, por exemplo, as janelas ocupam toda a extensão da parede. Têm 1,65 metros de altura e as folhas de vidro permitem a abertura de 75% do vão. Um guarda-corpo, composto por uma mureta de 60 centímetros e um gradil com mais 60 centímetros de altura, tem a função de dar a segurança para o ambiente.

Os vidros laminados são mais seguros e resistentes, os caixilhos de alumínio estão mais leves e permitem as folhas de vidro correrem com mais fluidez, “As tecnologias mais recentes permitiram que a arquitetura pudesse evoluir nesse conceito”, garante Cristine. De acordo com ela, as tendências de mercado sempre foram alvo de estudo da arquitetura paisagista.   

(Guilherme Melo é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor Lucas de Godoi)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também