O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Infraestrutura

Trincheira da Rua 90 começa a ser concretada na segunda-feira

Expectativa é em 20 dias asfaltar as pistas laterais ao longo da trincheira nos dois lados da Rua 115| Foto: Divulgação

Postado em 5 de outubro de 2019 por Redação
Trincheira da Rua 90 começa a ser concretada na segunda-feira
Expectativa é em 20 dias asfaltar as pistas laterais ao longo da trincheira nos dois lados da Rua 115| Foto: Divulgação

Da Redação

Iniciadas no dia 1 de abril, as obras no cruzamento da Rua 90 com a Avenida 136 estão entrando na fase final e a partir da segunda-feira (7) o pavimento da trincheira começará a ser concretado, iniciando pela parte norte, rumo à Praça do Cruzeiro. Todo o pavimento de 350 m de comprimento por 18 m de largura receberá concreto. A expectativa é em 20 dias asfaltar as pistas laterais ao longo da trincheira nos dois lados da Rua 115, pois as duas no lado da Praça do Cruzeiro já estão asfaltadas.

A trincheira na Rua 90 e o viaduto na Avenida 136 integram o complexo do sistema BRT e um conjunto de obras que vão promover um avanço na mobilidade urbana de Goiânia, principalmente das regiões Sul e Central da cidade, ao garantir, respectivamente, maior agilidade e conforto para mais de 120 mil usuários do transporte público e a fluidez para mais de 100 mil veículos que trafegam pelo cruzamento diariamente.

Com 186 dias de serviço, o viaduto 2 foi liberado e comporta o tráfego nos dois sentidos da Avenida 136, a pavimentação do corredor e dos demais veículos foi concluída e avança a execução dos meios-fios, das calçadas e o plantio de grama. Até o final do mês, o viaduto 1 também deverá ser liberado e o tráfego original restabelecido no cruzamento.

Está sendo construído também um sistema de drenagem a ser conectado ao existente na Avenida Jamel Cecílio que desce para a Avenida 136. A nova rede, de 150 m de extensão e 1,2 m (1.200 mm de diâmetro), vai captar a água de todo esse sistema viário e lançar no Córrego Botafogo, impedindo o acúmulo na trincheira. Para a construção, foi utilizado o método não destrutivo, que permite fixar o tubo no canal a 1,5 m abaixo do nível da trincheira, por meio de macacos hidráulicos. É uma alternativa de redução de danos ambientais e de impactos sociais, pois está sendo executada sem a retirada do solo e a necessidade de interdição da Avenida Jamel Cecílio.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.