Procon fiscaliza lojas de Goiânia para verificar preço dos brinquedos
Fiscais verificam se o preços estão corretos nas gôndolas e no caixa. Mais de 10 lojas já foram autuadas
Da Redação
A Prefeitura de Goiânia, por meio do Procon Municipal, lançou a Operação “Brincar com segurança”. O objetivo da ação é fiscalizar lojas que vendem brinquedos para o Dia das Crianças, que é comemorado neste sábado (12). Os fiscais do Procon já fiscalizaram 19 estabelecimentos. Desse total, nove lojas foram autuadas por não cumprirem às determinações previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
As principais irregularidades encontradas pela equipe do Procon foram a falta de exemplar do CDC, do informativo sobre a lei do troco e de cartazes que informam o número do Procon, além da precificação dos produtos. Em uma loja que fica num shopping localizado região central da capital os fiscais verificaram que o preço na gôndola era menor do quje o registrado no caixa.
A operação “Brincar com segurança” termina nesta sexta-feira (11) e mais 60 lojas serão fiscalizadas. Os estabelecimentos com irregularidades têm o prazo de 10 dias para apresentar uma defesa. As multas variam de R$ 684 a R$ 10 milhões, dependendo da gravidade da infração , reincidência e a condição econômica do lojista.