Prefeitura de Goiânia quer abrir 10 mil vagas em Cmeis
Segundo a prefeitura, a construção de novas unidades e a retomada de obras paradas irão preencher o déficit de vagas na educação infantil – Foto: Divulgação
Higor Santana
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, informou que com a construção das novas unidades dos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) e a retomada das obras que estão em fase de construção, cerca de 10 mil novas vagas serão criadas na educação infantil na Capital, até o final de 2020. Ainda de acordo com o prefeito, vários processos seletivos para a contração de professores e servidores já estão em fase de execução, e outros devem ser criados ainda este ano para acabar com a falta de vagas na rede.
Uma das ações foi a assinatura da ordem de serviço na última quarta-feira (16), para a retomada das obras do CMEI Buena Vista III, na região Oeste de Goiânia. Parada desde 2015 devido à falência da antiga construtora, a obra já estava 90% concluída, faltando apenas reparos na rede elétrica, hidráulica, adequações quanto ao antigo projeto, reformulações no prédio, além da pintura e acabamento. O prazo de conclusão é de 60 dias.
Para o secretário municipal de Educação, Marcelo Costa, a unidade do Buena Vista III atenderá até 160 crianças de seis meses a três anos, distribuídas em seis salas. “Estamos cumprindo as metas do Plano Nacional de Educação e, até o final de 2020 ou início de 2021, teremos criado mais de 10 mil vagas na educação infantil. Das obras paradas vão surgir mais 2 mil vagas, outras 2 mil criadas com as salas modulares e mais de 6 mil com os 25 novos CMEIs autorizados pelo prefeito”, explica.
Na ocasião, o prefeito ressaltou que assumiu a prefeitura com várias obras paradas por falta de pagamento e que, em dois anos, cortou gastos e aumentou receitas para retomar mais 100 delas. “Só tenho pouco mais de um ano para terminar tudo isso, então vamos construindo uma praça aqui e trabalhando em outros projetos para terminar todo eles. Os novos CMEIs serão construídos nos locais onde há demanda, de forma a acabar com déficit de vagas na educação infantil”, afirmou Iris.
Sobre a expansão da rede com as novas instituições, o secretário Marcelo Costa explicou que foram abertos processos seletivos para contratação de professores e servidores administrativos. “Até o final do ano devemos abrir concurso para ir substituindo aos poucos os contratos e garantir a expansão da rede de Educação”, ressalta.
Convocação de servidores
Na última quarta, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) publicou no Diário Oficial do Município (DOM), o nono edital de convocação do Processo Seletivo Simplificado de Substituição. A seleção é destinada ao suprimento das vagas ociosas oriundas de afastamentos legais e licenças médicas de profissionais efetivos da Educação.
Conforme divulgou a SME, a lista contempla 450 profissionais para os cargos de Agente de Apoio Educacional, Auxiliar de Atividades Educativas, além de Professor de Artes Visuais, Ciências, Educação Física, Geografia, Matemática, História, Inglês, Português e Pedagogia. Os candidatos convocados serão lotados, conforme previsto em edital, nas regiões escolhidas em inscrição.
Cmei Jardins do Cerrado IV
No último dia 10, o prefeito Iris Rezende já havia assinado a autorização de retomada das obras do CMEI Jardins do Cerrado IV, na região Oeste de Goiânia. A execução está prevista para 60 dias após o início, e de acordo com a prefeitura, a unidade vai ter oito salas com capacidade para atender 160 crianças de seis meses a três anos.
Assim como a unidade do Buena Vista III, a obra do CMEI Jardins do Cerrado IV foi paralisada em 2015 devido à falência da empresa responsável. 90% da construção já foi executada, porém houve a necessidade de fazer a atualização do projeto para a conclusão.
O reinício, contratado por meio da SME, é imediato, sendo que essa é a segunda unidade retomada. De acordo com a Secretaria de Educação, outras 11 licitações estão em andamento e em fase de finalização. A previsão é de que o restante das obras sejam reiniciadas ainda em 2019.
(Higor Santana é estagiário do Jornal O Hoje sob orientação do editor de cidades Rhudy Crysthian)