Bolsonaro diz sobre fim da estabilidade de servidores na reforma administrativa
Governo Federal quer concluir logo a reforma da previdência e emplacar também a reforma tributária e um novo pacto federativo – Foto: AG/ Marcello Casal Jr
Nielton Soares
Na reforma administrativa, Governo Federal estuda mudar a estabilidade dos novos servidores públicos, revelou o presidente Jair Bolsonaro, no sábado (2). Segundo ele, a proposta está quase pronta para ser apresentada ao Congresso Nacional.
A fala do presidente foi na saída do Palácio da Alvorada, na manhã de sábado. “A ideia é daqui para frente, para os futuros concursados não teria estabilidade, essa é a ideia que está sendo estudada”, contou.
Bolsonaro alega que para algumas carreiras típicas de Estado a estabilidade será mantida, como das carreiras militares, as quais contam com “formação específica” e outras atividades de servidores civis, que ele não exemplificou.
Os servidores públicos estatutários têm garantias por lei ao direito à estabilidade no cargo após três anos de efetiva atividade.
Reformas
O governo está empenhado em três reformas: previdenciária, administrativa e tributária. Além disso, há um novo pacto federativo entre união, estados e municípios, em estudo.
O presidente pretende ir pessoalmente ao Congresso, na próxima semana, para entregar os novos projetos. Por enquanto, ele não soube responder qual das reformas será apresentada primeiro aos deputados e senadores. (Com informações da Agência Brasil)