O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Meteorologia

Defesa Civil emite alerta de tempestades para esta semana na capital

Segundo o órgão, existe ainda o risco de alagamento em várias avenidas da cidade| Foto: Divulgação

Postado em 19 de novembro de 2019 por Redação
Defesa Civil emite alerta de tempestades para esta semana na capital
Segundo o órgão

Eduardo Marques

A Defesa Civil emitiu alerta de tempestade para Goiânia esta semana. Na capital, além da possibilidade de fortes chuvas, há também o risco de alagamento nas principais vias da cidade, como a Avenida Anhanguera, Marginal Botafogo e T-9. Na tarde desta segunda-feira (18), a chuva chegou a bairros: Jardim América, Jardim Europa, Setor Oeste, Setor Aeroporto, Setor Central, Setor Bueno e Setor Coimbra.

Segundo o órgão, é recomendado evitar situações de risco e, qualquer problema, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193. O coordenador executivo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco do Carmo Vieira, cita alguns pontos mais suscetíveis a alagamentos em Goiânia. São eles: Marginais Cascavel e Botafogo; BR-153; Avenida 87 no Setor Sul; trechos da Avenida Anhanguera no Setor Universitário; Avenidas T-2 no Setor Bueno; T-9 no Jardim América; Castelo Branco, em Campinas; Assis Chateaubriand no Setor Oeste; e Gercina Borges, no Conjunto Vera Cruz.

De acordo com a Defesa Civil, o que geralmente ocasiona os alagamentos são bocas de lobo danificadas, entupidas com lixo e tubulação comprometida. O órgão atualmente oferece o serviço de alertas por mensagem de texto. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto com o número do CEP para o número 40199. O SMS é gratuito. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para esta semana chuvas fortes com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

As ações recomendadas são:

* Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

* Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.