Preço da carne baixa com desvalorização da arroba do boi
Nesta reta final de dezembro, os cortes populares como contrafilé já começam a dar um alivio ao consumidor, porém os preços não devem retornar a patamares anteriores – Foto: Reprodução.
Nielton Soares
Com desvalorização da arroba do boi, os preços da carne começam a dar trégua aos consumidores já neste iniciou de 2020.
Muitos supermercados e açougues preparam preços menores para as próximas semanas, além disso, iniciaram promoções em cortes bovinos como contrafilé, picanha e alcatra.
O presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Ronaldo dos Santos, salienta que há acomodação na demanda com direcionamento de quedas nos preços do produto.
Para se ter ideia, apenas de agosto a novembro, a arroba do boi valorizou em 50%, com a demanda na exportação para a China, elevando o aumento do preço da carne no mercado doméstico.
Reequilíbrio de preço
Com patamares altos, os consumidores reduziram o consumo do produto, o que fez com que o comércio também reduzisse as encomendas, que na cadeia, resultou em menos produção na indústria e, como consequência, o reequilíbrio de preço.
A desvalorização da arroba do boi gordo teve início na sexta-feira (27), quando foi vendido por R$ 198,85, com queda de 14,5% (abaixo dos R$ 200,00 – desde 14 de novembro), apontou o indicador Esalq/B3.