Bombeiros entram em ação para conter incêndio na Serra das Areias
A Serra das Areias cobre mais de 2,8 mil hectares e abriga uma rica diversidade de fauna e flora
O Corpo de Bombeiros, junto com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia e proprietários de chácaras locais, mobilizou-se para a Serra das Areias para conter o avanço das chamas em áreas de Proteção Ambiental. O incêndio, que teve início na tarde desta terça-feira (3), ainda não teve sua extensão total estimada.
A Serra das Areias cobre mais de 2,8 mil hectares e abriga uma rica diversidade de fauna e flora. Ela representa 17% do território de Aparecida de Goiânia e é a principal reserva ambiental da região. Não se registravam queimadas nesta área há três anos.
A região amanheceu coberta por fumaça que chegou até a capital Goiânia. O estado de Goiás é um dos mais afetados pelas queimadas no país. Para avaliar a magnitude do incêndio, os bombeiros estão utilizando drones para realizar sobrevoos. Esse fator proporciona uma visão abrangente da situação e auxilia na coordenação das ações no local.
Em julho deste ano, a Prefeitura de Aparecida havia criado um aceiro na Serra das Areias com o propósito de funcionar como uma barreira contra a propagação das chamas. Aceiros são áreas desprovidas de vegetação que ajudam a conter o avanço dos incêndios.