Começa nesta segunda-feira (10) campanha de vacinação contra Sarampo em Goiânia
Nesta primeira etapa, o foco é imunizar crianças e jovens de 5 a 19 anos. 71 postos de saúde estão disponíveis| Foto: Divulgação
Da Redação
Na próxima segunda-feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia dará início à Campanha de Vacinação contra o sarampo de 2020. A abertura oficial será às 8 horas da manhã no Centro Municipal de Vacinação. O foco são crianças e jovens de 5 a 19 anos e o dia D de mobilização nacional será em 15 de fevereiro.
Estarão disponíveis a vacina Tríplice Viral e Tetra Viral (para crianças de até 4 anos vacinadas com a primeira dose de tríplice viral). A vacina estará disponível em 71 postos de vacinação. A lista pode ser encontrada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
O objetivo da Campanha é resgatar não vacinados ou complementar esquemas de vacinação para a vacina Tríplice Viral nas faixas etárias entre 5 a 19 anos de idade de forma seletiva, a partir da análise do cartão de vacinação e conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação/MS.
A referência para a vacinação serão os não vacinados contra o sarampo na faixa etária indicada, calculada pela Ministério da Saúde e estratificada somente de forma regional. Não há estimativa municipal específica para alcance de meta.
Esta Campanha é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no País e será realizada de forma seletiva. No ano de 2019, aconteceram as duas primeiras etapas direcionadas às faixas etárias mais acometidas pelo surto no país, na ocasião. No ano de 2020, a Campanha destina-se aos demais grupos que não foram contemplados no ano de 2019.
Este ano, a Campanha também ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira etapa destinada ao grupo de 5 a 19 anos de idade, e, no mês de agosto, para as pessoas de 30 a 59 anos.
É importante lembrar que, embora o foco da campanha seja o grupo de 5 a 19 anos, todas as salas de vacinas estarão vacinando seletivamente (conforme situação vacinal encontrada) a população de 6 meses a 49 anos de idade, inclusive no dia “D”, porém, não será administrada dose extra, em nenhuma pessoa, independente da faixa etária.