O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Entrevista

“Caiado tomou as medidas mais fortes”, critica pré-candidato citando Iris sobre Covid-19

Nilson Gomes criticou a inércia de Iris Rezende acerca do coronavírus e disse que a ideia é transforma Goiânia em cidade do futuro – Foto: O Hoje

Postado em 18 de março de 2020 por Nielton Soares
“Caiado tomou as medidas mais fortes"
Nilson Gomes criticou a inércia de Iris Rezende acerca do coronavírus e disse que a ideia é transforma Goiânia em cidade do futuro - Foto: O Hoje

Da Redação

Em entrevista exclusiva para O Hoje, o pré-candidato à prefeitura de Goiânia, Nilson Gomes (Democratas) explicou a visão que tem da Capital goianiense e, contou como entende que, diante do caos do coronavírus, que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) está tomando medidas mais fortes, enquanto o prefeito de Goiânia ainda não tomou nenhuma medida. 

Goiânia está preparada para a pandemia? 

Goiânia como o mundo inteiro não está preparada para essa doença inicial. A cidade não está preparada para nada, nem para a gripe normal, nem para resfriado normal, nem para qualquer outro tipo de doença. Você ver que as pessoas sofrem naturalmente sem precisar vir vírus da China. A cidade de Goiânia não tem preparo para nada, muito menos para conoravírus. 

O governador Ronaldo Caiado tomou as medidas mais fortes, vê que o prefeito [Iris Rezende] não fez medida nenhuma. O governador se estabeleceu inclusive sobre a cidade de Goiânia. Ele que falou para fechar comércio, para as feiras darem um tempo. Essas coisas poderiam ser da urbanização de Goiânia. Como o prefeito não teve essas iniciativas e fez foi zombar da doença, aplicando messianismo em cima do mal que chegou. Então se a gente fosse esperar por ele, a gente estaria até agora zombando de uma coisa que é real. 

O levou o caso a sério são medidas sanitárias sérias, que tomam não por querer ou para agradar todo mundo. Foram medidas sanitárias, principalmente. As medidas sanitárias devem ser tomadas de maneira drásticas ou faz ou não faz. Não adiante tomar essas medidas daqui um mês. Porque daqui um mês, o surto já passou. 

O que acha das obrar paradas na Capital? É uma velha tática do Iris, desde os anos 50 e 60, é uma velha tática que ele acha que as pessoas não têm memória. Ele acha que pode fazer em dois anos o pior governo da história em Goiânia e nos dois anos seguintes passar a mão na de tudo mundo, só que as pessoas não esquecem o carro que quebrou, a roda no buraco, da obra que atrapalhou a vida dele, só essa bagunça que ele estava fazendo na Redenção e Rua 90, são 500 mil pessoas, meio milhão de pessoas, que ele está prejudicando.

Veja o BRT é um projeto falido que em todo lugar do mundo, gente dispensando BRT, por exemplo. Outras cidades do mundo, do mesmo porte de Goiânia, estão dispensando. E Goiânia se afundando em dívida, em mais de R$ 1 bilhão. Como você faz um transporte rápido desviando da Praça do Cruzeiro e da Praça Cívica, que rapidez vai ser essa? E outra coisa, as estações, o tempo que as pessoas vão ganhar, com suposta rapidez, vão perder ao andar a pé para entrar nas estações. 

Agora observe que absurdo, a principal linha de Goiânia é o Eixo Anhanguera, que vai de Senador Canedo até Trindade e Goianira, fez errado o traçado inicial. O governo é o mesmo, é o governo do PT-MDB, de um governo só, que já tem 20 anos, Começou em 2000, com Pedro Wilson, e esse ciclo se fecha melancolicamente 2020, com Iris. Esse obrerismo de última hora, acontece o quê? Obras mal feitas, obras mais caras, obras feitas nas coxas, e sobretudo, ele quer gastar o dinheiro de qualquer jeito, quanto mais dinheiro ele pega, mais dinheiro ele gasta. 

Como está a educação na capital? 

Goiânia está parada nesta área. A minha ideia é fazer sala Google em todas as escolas municipais, que não teve nenhum cuidado pelo prefeito. Como a responsabilidade até ao novo ano, agora ele fala que é até o quinto ano. É colocar a tecnologia a serviço das crianças, hoje elas querem, de 4 à 5 anos de idade já mexem no celular, e querem ser treinadas. Mas a criança não pode mexer com tecnologia. As crianças querem tecnologias. 

O grande problema do prefeito, são as creches. Nossas ideias são: um é acabar com a suntuosidade dos prédios que custam mais de 3 milhões por mês e fazer a tal da mãe crecheira, primeiro obrigar as empresas com mais de 50 mães, a cuidar dos seus bebês, como diz a regra. Inclusive as empresas públicas e órgãos. A mãe crecheira é uma mãe normal para cuidar das crianças, é o cuidado caseiro. 

10 hubs

Ao fim da entrevista, Nilson Gomes comentou sobre a ideia de criar 10 hubs espalhadas pelas regiões de Goiânia, sendo a principal e maior delas no próprio Paço Municipal. O intituito, segundo ele, é evitar a burocracia, implantando a tecnologia na Prefeitura. A hub ele explica que funcionará como espaço de coworking. Além disso, como incubadora e aceleradora de startups. O pré-candidato a prefeito indicou ser possível criar 80 espaços de coworking e, assim, serem espaços para microempresas e profissionais liberais.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também