Governo do Rio de Janeiro confirma primeira morte por coronavírus
Esta é a quinta morte registrada em razão da doença no país – as outras quatro ocorreram no Estado de São Paulo| Foto: Reprodução: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Eduardo Marques*
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a prefeitura da cidade de Miguel Pereira confirmaram, na manhã desta quinta-feira (19), a primeira morte por coronavírus no Estado. A vítima é uma empregada doméstica de 63 anos que tinha diabete e hipertensão.
Ela teve contato com a patroa, que esteve na Itália e estava com a doença. Esta é a quinta morte registrada em razão da doença no país – as outras quatro ocorreram no Estado de São Paulo.
Há uma segunda morte no estado, ocorrida em Niterói, que teve o 1º teste positivo para coronavírus, mas a secretaria a aguarda contraprova para confirmar que ela também foi causada pelo vírus.
O governador Wilson Witzel se pronunciou sobre o assunto. “Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus atinge a todos. É momento de reflexão”.
O secretário de Saúde, Edmar Santos, também expressou solidariedade à família dela e reforçou o pedido de apoio da população nas medidas contra a pandemia adotadas no estado.
“Faço um apelo à população que acredite na gravidade da situação e siga as orientações das autoridades de evitar sair de casa e ir a unidades de saúde sem necessidade. Reforço que nós não vamos descansar na luta para que casos como esses ocorram em menor número possível”.
Em todo o país, os casos confirmados já passam de 500, segundo dados das secretarias estaduais de saúde. O último balanço do Ministério da Saúde, da tarde de quarta-feira (18), contabiliza 428.
*Com informações do G1