Vapt Vupt retoma atendimento de forma ineficiente
Atendimento presencial por meio de agendamento gera transtornos. Usuários não conseguem fazer agendamento| Foto: Reprodução
Juliana Gomes
O Vapt Vupt retomou os atendimentos presenciais de forma parcial por meio de agendamento realizado via site na última quarta-feira (22). Porém, já é alvo de críticas e reclamações.
Das 70 unidades espalhadas pelo Estado de Goiás, 41 estão abertas para atender clientes que buscam por serviços do Detran, Sine, Saneago e Secretaria de Segurança Pública. Mas, de acordo com os usuários que precisam de algum tipo de atendimento, a solução encontrada para atender a essa demanda tem se mostrado ineficiente.
Maria de Fátima, de 55 anos, moradora de Senador Canedo até que tentou, sem sucesso, fazer o agendamento para dar entrada no seguro-desemprego.
“Meu filho acessou o site e, quando chegou na opção de data e horário, a mensagem que aparece é a de que não tem data e nem horário disponível.”, afirma.
Inconformada e com medo de que vença o prazo para dar entrada no benefício, Maria foi até o vapt Vupt. Ouviu da atendente que o problema se deve a alta procura por atendimento.
Situação semelhante a de Johnny Carlos, de 28 anos. O rapaz que era vendedor e, agora está desempregado, também precisa solicitar o seguro-desemprego, mas relata que tentou por várias vezes agendar atendimento via internet para a unidade do Araguaia Shopping e assim como Maria, não conseguiu.
Segundo o jovem, após preencher os dados necessários para o agendamento, a mensagem foi clara, não há horário disponível para atendimento.
Com pouco mais de 50% das agências em funcionamento para atendimentos que, além de serem realizados via agendamento, o horário de expediente do Vapt Vupt, que vai até às 19h não tem sido suficiente para atender a demanda que, por causa da pandemia de Covid-19, aumenta a cada dia. Grande parte dos usuários necessita do auxílio do seguro-desemprego. Para atender um número maior de pessoas, esperava-se que o horário fosse estendido, porém, isso não aconteceu.
Questionado sobre o problema, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado Administração (Sead) respondeu através de nota que: “Foram retomados os atendimentos de órgãos como Detran, Economia, Saneago, Sine (Seguro-desemprego), entre outros. Suspensa desde o início da quarentena, a solicitação para Seguro Desemprego está ocasionando uma alta procura por parte dos usuários e, por medida de segurança, a realização do atendimento é limitada, respeita um espaçamento de 30 minutos entre os agendamentos, evitando aglomerações no interior das unidades.”
Sobre o número insuficiente de unidades em atendimento, especialmente em relação a solicitação do seguro-desemprego, a nota destaca que próxima semana, outras unidades voltarão a atender, também via de agendamento prévio disponível no portal www.vaptvupt.go.gov.br. E que, dessa forma, Goiânia contará com mais três unidades com atendimento para solicitação do seguro-desemprego: Praça da Bíblia, Shopping Passeio das Águas e Cidade Jardim.