Empresários e contadores são alvos de operação da PC-GO, em Jussara
Um auto de prisão foi lavrado por porte ilegal de arma de fogo. Os investigados são suspeitos de emitirem notas fiscais para terem isenção tributária indevida – Foto: Divulgação/PC-GO.
Nielton Soares
Empresários e contadores foram alvos de operação da Policia Civil de Goiás (PC-GO), nesta quinta-feira (28). Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e lavrado um auto de prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, em Jussara, município a cerca de 225 quilômetros de Goiânia.
A operação foi deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT). Os investigados atuavam na emissão de notas fiscais avulsas com intuito de burlar a fiscalização e obterem isenção tributária. Além disso, são apontados pela polícia de simularem transações comerciais, visando não pagar os tributos devidos.
Os contadores investigados utilizavam-se de cadastros de contribuintes, produtores rurais da região, para simular transações agropecuárias a fim de justificar investimentos para obtenção de financiamentos junto a instituições bancárias.
A Operação Tanino tem por meta recuperar aos cofres públicos mais de R$ 2 milhões em tributos sonegados. Os investigados responderão por crime tributário, falsidade ideológica, corrupção e associação criminosa.