Com avanço da Covid-19, Rio Verde coloca rede hospitalar em alerta
Grande número de testes realizados explica o aumento dos casos. Prefeitura busca ampliar números de leitos específicos para a doença. Foto – Prefeitura de Rio Verde
Marcella Vitória
A Prefeitura de Rio Verde registrou um grande aumento no número de casos de infecção por Covid-19, após promover um teste em massa na população, com o apoio de empresas da cidade. O município que atualmente tem 2.180 casos confirmados coloca em alerta rede hospitalar da cidade.
De todas as pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, 2.098 foram colocadas em isolamento domiciliar. Até o momento, há 19 internações e 7 óbitos, e outros 6.761 casos continuam sendo investigados. Do último domingo (7) para quarta-feira (10), Rio Verde saltou de 385 para 2.180 registros.
O médico infectologista e coordenador do Centro de Operações Emergenciais em Saúde da prefeitura de Rio Verde, Wellington Soares Carrijo Filho, disse em entrevista a TBC, que apesar do salto no número de casos, a estrutura preparada para atender aos pacientes ainda tem boa capacidade. “Hoje nós temos 16% da rede pública ocupada e 75% da rede particular já ocupada, isso nos preocupa e temos solicitado ampliação de leitos específicos para Covid, principalmente na rede particular”.
Segundo Wellington, o grande número de testes realizados explica o aumento dos casos, mas pode ser um fator favorável no combate à expansão da pandemia na cidade. “Você tem duas formas de combater o vírus: isolamento social e tratamento dos casos confirmados, o que você só consegue fazer testando. Rio Verde está fazendo as duas coisas”, afirma.
Indústrias
O prefeito de Rio Verde, Paulo Faria do Vale, decretou na terça-feira (9), a suspensão temporária das atividades da unidade da BRF no Município, devido a contaminações entre funcionários pelo coronavírus.
Em entrevista a imprensa realizada no mesmo dia, ele informou que a empresa fez exames em massa em seus 8,5 mil colaboradores. O gestor garantiu que ele e sua família entraram de quarentena.
O Centro de Operações em saúde orientou o fechamento temporário das indústrias. Até a publicação do decreto, de um total de 29% das amostras testadas, 58,63% apresentaram resultado positivo para a Covid-19, o que representaria em torno de 1445 trabalhadores com a doença.
A suspensão temporária da planta vai até dia 21 de junho, prazo que poderá ser prorrogado por decisão de autoridades de saúde e sanitárias, caso seja necessário.
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, inicou ontem (10), testagem adicional por amostragem dos colaboradores de sua unidade produtiva de Rio Verde – GO, seguindo protocolo que já vem sendo implementado em todas as unidades da Companhia. O objetivo é obter informações precisas e com rapidez para garantir o bem-estar dos colaboradores e maior controle na identificação da Covid-19.