O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 17 de outubro de 2024
Investimentos

Goiás já recebeu 892 doações pelo ‘Computadores para Inclusão’ até agosto

Estado contabiliza 174 equipamentos recebidos neste ano e 718 em 2023. Doações são feitas a centros que atendem alunos em situação de vulnerabilidade social

Postado em 6 de setembro de 2024 por Tathyane Melo
Estado contabiliza 174 equipamentos recebidos neste ano e 718 em 2023. Doações são feitas a centros que atendem alunos em situação de vulnerabilidade social | Foto: Marcelo Inácio de Sousa/ Secom PR

O Governo Federal doou 892 equipamentos e computadores recondicionados a alunos de Goiás entre janeiro de 2023 e agosto de 2024. As doações ocorreram por meio do Computadores para Inclusão, programa do Governo Federal. Executada pelo Ministério das Comunicações (MCom), a iniciativa tem como objetivo apoiar e viabilizar ações de promoção da inclusão digital para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, Goiás recebeu 718 doações e, até agosto de 2024, foram 174.

Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) recebem as máquinas e equipamentos. — espaços físicos adaptados para dar novas condições de uso a equipamentos eletroeletrônicos e que oferecem cursos e oficinas, além do descarte ambientalmente adequado de resíduos. Em Goiás, os equipamentos recondicionados foram entregues em 90 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) de 27 municípios.

“Quando o governo começou, os Centros estavam presentes em pouco mais de 15 estados. Hoje, nós vamos fechar este ano com os CRCs presentes em todos os estados do Brasil”, adiantou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em sua participação no programa de rádio “Bom dia, Ministro”, nesta quarta-feira, 4 de setembro.

Ao redor do Brasil

De acordo com o ministro, o programa está sendo fortalecido em todos os estados e, atualmente, conta com a plena atenção do Governo Federal, para que seja possível, nesses Centros, fazer toda a operação correta de descarte dos resíduos eletroeletrônicos, “e a gente volte com esses equipamentos para atender em pontos de inclusão, fazendo esse papel de inclusão social neste país”.

Vinte e quatro unidades da Federação receberam doações pelo Computadores para Inclusão de janeiro de 2023 a agosto de 2024. O total chega a 13.552 equipamentos e computadores doados. Somente em 2023, foram 7.732. Neste ano, até agosto, 5.790. Os três estados que lideram o número de doações são Maranhão (2.692), Pará (2.011) e Minas Gerais (1.664). Apenas Acre, Roraima e Santa Catarina ainda não receberam doações neste intervalo.

Beneficiados

Em geral, os beneficiários são pessoas qualificadas nos CRCs. Em sua maioria, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, que podem ter as vidas transformadas pela educação e profissionalização no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Paralelamente ao processo de recondicionamento das máquinas, são desenvolvidos cursos na área de TIC, práticas criativas com aprendizado multidisciplinar, novas metodologias de ensino e recursos pedagógicos lúdicos.

Grupos Tradicionais

A Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos — instituída pela Lei 14.479/2022, que também dispõe sobre o Computadores para Inclusão — tem como beneficiária toda a população e, em particular, povos, grupos e comunidades tradicionais. O destino final dos equipamentos são os PIDs, distribuídos em 899 municípios brasileiros.

Nestes espaços, os CRCs promovem o impacto social ao oferecer capacitações técnicas nos pontos de inclusão. Isso prepara as pessoas para o mercado de trabalho e complementando sua formação educacional e cultural.

O trabalho dos CRCs ainda impacta o meio ambiente: as 23 unidades em atividade no país já deram a destinação adequada a mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos. Isso ultrapassa 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.

Investimentos

O Computadores para Inclusão já doou 44,5 mil equipamentos para 3,1 mil pontos de inclusão digital. Mais de 200 cursos foram oferecidos, capacitando mais de 41,6 mil alunos para a era digital. No ano passado, a iniciativa registrou um aumento de 73,6% no total de doações em comparação a 2022.

Novos PIDs

Nos primeiros seis meses de 2024, foram criados 600 novos PIDs. O projeto concluiu neste período a doação de 5,6 mil equipamentos para áreas remotas, rurais e escolas públicas do Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O MCom já investiu mais de R$ 44,5 milhões no programa.

Qualificação

Quanto aos processos de formação, foram ofertados 169 cursos, resultando na formação de mais de 39,1 mil alunos. Além disso, os CRCs já deram a destinação adequada a mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos. Isso ultrapassa três mil toneladas de resíduos descartados de forma correta.

Como solicitar

Para se inscrever no programa, basta procurar um CRC nos locais indicados e solicitar a vaga. Já para pedir a doação de equipamentos e a criação de telecentros PID, é necessário acessar a página do serviço com uma conta gov.br e encaminhar a solicitação.

Desfazimentos

Os insumos para os CRCs vêm de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. São microcomputadores de mesa, monitores de vídeo, impressoras e demais equipamentos de informática, eletroeletrônicos, peças-parte ou componentes, classificados como “ociosos, recuperáveis, antieconômicos ou irrecuperáveis, disponíveis para reaproveitamento”.

Parceria

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, já doou 12.113 equipamentos ao Computadores para Inclusão. As máquinas, provenientes da modernização do parque tecnológico do banco, são recondicionadas e destinadas para uso prioritário em escolas públicas e em pontos de inclusão digital. Além disso, a Caixa e o MCom firmaram uma parceria em dezembro de 2023, após assinarem um Acordo de Cooperação Técnica. A Caixa possui cerca de 23 mil computadores disponíveis para doação em outros acordos.

Veja também