Guarda Municipal usa arma de eletrochoque para deter jovem sem máscara no Rio
Segundo os agentes, ele estava sem máscara quando foi abordado, se recusou a fornecer o documento de identificação e resistiu a ser levado para a delegacia| Foto: Reprodução/Record TV
Eduardo Marques
A Guarda Municipal deteve no final da tarde de sábado (18) um jovem, de 25 anos, que andava sem máscara pela praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Os agentes precisaram usar uma arma de eletrochoque para conter o rapaz, que reagiu à ação dos guardas.
Segundo o GPM (Grupamento Especial de Praia e Marítimo) da Guarda Municipal, o homem e outras três mulheres caminhavam pelas areias de Copacabana quando foram abordados pelos agentes. Ele estava sem máscara e se recusou a colocar o EPI (equipamento de proteção individual), obrigatório durante a pandemia do novo coronavírus.
Em seguida, o rapaz se recusou a fornecer os documentos para que os guardas municipais pudessem emitir a multa de R$ 107 para quem anda sem máscara, o que obrigaria os agentes a levarem o infrator até a delegacia mais próxima.
De acordo com a Guarda Municipal, o homem reagiu e precisou ser contido com a arma de eletrochoque. Posteriormente, o rapaz foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Copacabana para retirar os dardos disparados do corpo.
Em nota, a Guarda Municipal informou que foi registrado um boletim de ocorrência na 12ª DP (Copacabana) por desacato, desobediência e resistência. Até a última sexta-feira (17), a instituição multou 1.532 pela falta do uso de máscara.