Lançamento musical do Dj e produtor Almy, ‘Dark Goodbye’ é inspirado no universo da série ‘Dark’
Dj, produtor e cantor Almy, possui influências musicais que vão desde os ritmos de indie, folk até o deep e tech house – Foto: Arquivo pessoal
Elysia Cardoso
Fruto do trabalho de compositores visionários, a música eletrônica se destaca cada vez mais no cenário musical goiano. Prova disso é o recente lançamento da música ‘Dark Goodbye’ do Dj Almy, sendo produzida e também cantada pelo artista. O som é composto por fortes influências da série popular da Netflix ‘Dark’. Nela, Almy usou várias texturas que fazem referência à série, lembrando de vários momentos icônicos e ao mesmo tempo deixando sua identidade na track.
Em entrevista ao Essência, o artista de 22 anos fala sobre o seu primeiro contato com a música, que ocorreu de forma bem precoce e natural. “Eu sempre gostei de música, eu lembro que tinha um violão aqui em casa que era do meu pai, só que eu não sabia tocar. Por volta dos 8 anos de idade comecei a ter aulas de música na igreja, onde me dedicava ao violão. Acho que esse foi o primeiro contato com música em relação ao aprendizado. Depois disso, me tornei autodidata”, relembra.
Até então, a música era um hobby para Almy que começou a encarar a música de forma profissional aos 15 anos quando foi aprovado no curso de música na UFG (Universidade Federal de Goiás). “Foi o momento que começei a levar com mais seriedade a música. E é engraçado que eu entrei na música por engano, na verdade eu sempre quis fazer algo relacionado ao TI e a computação. Só que consegui passar em música, e não imaginava que conseguiria. Nesse processo do curso me interessei muito pela música”, afirma o Dj.
Recentemente, Almy assinou um contrato com a gravadora Sony Music. Porém, devido a pandemia de Covid-19 suas produções ainda ocorrem de forma independente. “É um pouco complexo, sempre fui independente, só que nos últimos quatro meses estou com a Sony. Para mim é algo muito importante, foi muito bom isso ocorrer. Só que assinei em um período quando começou a pandemia, então tudo sou eu quem faz, pelo menos até as coisas normalizarem” , diz o também produtor.
Homenagem a série
Para os amantes da série ‘Dark’, produzida pela Netflix as referências em ‘Dark Goodbye’ são claras. Desde as sonoridades até o conceito visual, Almy se preocupou em inserir neste projeto. Para ele, o universo da série é fascinante, o que o ajudou no processo criativo.“Eu estava muito empolgado, muito dentro do universo de ‘Dark’. Cheguei a comprar livros, não sobre a série em si, mas os livros que contemplavam a filosófia da série. Por exemplo, se a série falasse sobre hermetismo ou Arthur Schopenhauer, eu ia lá e comprava as obras”, entrega o artista.
E a fórmula deu certo, já que os fãs apreciaram e se conectaram ao trabalho. “Isso é algo que eu não estou acostumado ainda, mas me motiva bastante. Tem gente que realmente acompanha o trabalho e se conecta com as coisas que eu faço e isso me estimula a continuar a fazer música. E é louco porque apesar de não tem tantos seguidores no Instagram eu vejo que tenho até fã clube. Então a galera que me acompanha, me acompanha de verdade e eu acho que é algo muito dificil de acontecer tão rápido. As vezes me questiono: ‘Como assim já tenho fã clube? Como assim essa galera me acompanha de verdade? É muito massa, fico lisonjeado”.
E é pensando em seu público e em sua satisfação pessoal que Almy se mostra ancioso para retornar as apresentações. “Fazer show para mim é uma terapia! Acho que existem poucos momentos na minha vida que eu me sinto tão bem. Não sei explicar mas é uma sensação muito boa. Você estar mostrando sua arte, e as pessoas entenderem é muito louco e eu sinto muita falta disso”, afirma Almy ao confidenciar que a ansiedade aumenta quando se lança uma música nova. “Eu quero mostrar isso para a galera ao vivo”, completa.
Lançamento de ‘Closer’
Prevista para ser lançada no iníco de 2020, a música ‘Closer’ precisou ter seu processo de produção adiado devido a pandemia. Porém, Almy cita que o lançamento ainda para este ano é uma possibilidade. “Sou meio perfeccionista, como preparei o lançamento para um período pré pandemia, é diferente da realidade que estamos vivendo agora. Por isso resolvi adiar tanto. Na minha cabeça, ela tem que ser lançada com um clipe falando sobre um assunto no qual não posso revelar agora”, revela Almy em tom de mistério.
Além disso, o artista cita uma certa preferência em lançar outras músicas antes da ‘Closer’ para conectar mais pessoas e chamar mais gente para conhecer o seu trabalho. “Acho que isso é até bom porque até o período de lançamento terá mais gente que acompanha o trabalho. É como se eu estivesse preparando um terreno para lançar a música. Creio que até o final do ano eu consiga lançar, mas tudo depende de como as coisas vão acontecer”, finaliza.
Até lá, o público pode conferir o novo lançamento, já disponível em todas as plataformas digitais. ‘Dark Goodbay’ veio para dar início a um novo ciclo com produções mais maduras, onde o Dj permeia entre vários estilos sonoros, tentando criar sua própria identidade. É uma prévia do que vem logo mais. (Especial para O Hoje)