O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 29 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Preservação

Aprovado projeto que insere pit dogs como patrimônio cultural de Goiás

De autoria da deputada Adriana Accorsi (PT), o projeto teve 25 votos favoráveis e nenhum contra| Foto: Reprodução

Postado em 10 de setembro de 2020 por Redação
Aprovado projeto que insere pit dogs como patrimônio cultural de Goiás
De autoria da deputada Adriana Accorsi (PT)

Da Redação

Foi aprovado, durante sessão ordinária híbrida realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nessa quarta-feira (9), o projeto que decreta como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás a gastronomia e cultura dos pit dogs goianos. De autoria da deputada Adriana Accorsi (PT), o projeto teve 25 votos favoráveis e nenhum contra.

Segundo a deputada, o período tem sido crítico para proprietários desses estabelecimentos, que se veem ameaçados pela abertura de licitação, proposta por ação movida pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), em que os food trucks, principalmente vindos de outros estados, poderão ocupar os locais das tradicionais lanchonetes goianas e que, por isso, se perca parte da cultura de Goiás.

“Podemos citar algumas razões pelas quais os pit dogs são um patrimônio cultural e gastronômico de Goiás, pois são lugares totalmente democráticos, frequentados por todas as classes sociais; seus produtos são comercializados por um excelente custo-benefício; proporcionam um momento de lazer para as famílias, em pleno ar livre. Durante décadas fazem parte dos usos e costumes da população. São comércios que estão há décadas no mesmo ponto e já se incorporaram à paisagem e aos hábitos dos goianienses. O pit dog faz parte de nossa constituição cultural”, disse.

Hoje, são 1.602 pit dogs em Goiânia e mais de 2.5 mil em todo estado registrados no Sindicato de Proprietários de Pit Dogs em Goiânia (Sinopitdog). A parlamentar lembrou a história das lanchonetes, que há mais de cinco décadas ocupam praças e avenidas. Segundo ela, a terminologia pit dog foi reivindicada como uma invenção goiana. Adriana defende que o objetivo é garantir o direito de milhares de cidadãos que tiram dos pit dogs o sustento de suas famílias, e ainda assegurar o lazer e o costume dos goianienses, ao regulamentar o tombamento desses estabelecimentos em Goiás. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também