Atlético marca no fim e elimina o Fluminense na Copa do Brasil
Chico comemorando o primeiro gol do Atlético na partida – Foto: Heber Gomes
Felipe André
Foi com emoção e muita comemoração, mas o Atlético Goianiense se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil. O rubro-negro venceu o Fluminense por 3 a 1, com gols de Chico, Marlon Freitas e Matheus Vargas, os cariocas descontaram com Luccas Claro.
Toda a tensão envolvida em uma partida da Copa do Brasil foi colocada em campo. O torneio mata-mata e com grande retorno financeiro foi motivador para ambos os elencos. Na primeira metade, só deu Atlético Goianiense. A equipe goiana pressionou, finalizou nove vezes, mas só chegou ao gol após falha de Muriel. Ferrareis fez jogada pelo lado esquerdo e cruzou, o goleiro da equipe carioca soltou a bola e Chico, com oportunismo, apenas tocou para o fundo da rede.
Apesar do gol, que levava a decisão para os pênaltis, o Atlético seguiu no ataque. Vagner Mancini mais agitado que o normal cobrou decisões mais duras do árbitro Sávio Pereira, que desagradou os dois lados ao longo dos 45 minutos iniciais. Após a falha, Muriel se redimiu e salvou o Fluminense em ao menos mais duas oportunidades, a melhor delas em uma cabeçada de Ferrareis nos minutos finais, evitando o gol.
Mas a punição por não ampliar o placar chegou com um golpe duro no Atlético. No último lance do primeiro tempo, após escanteio cobrado no lado esquerdo de ataque do Fluminense, o zagueiro Luccas Claro subiu sozinho e cabeceou forte, para o fundo da rede. Jean se esticou, mas não chegou. O resultado garantia a classificação para os visitantes.
O segundo tempo demorou a ter a mesma emoção do primeiro tempo. O Atlético voltou abaixo nos minutos finais e não mostrou a mesma empolgação. O treinador Vagner Mancini que estava muito agitado também voltou mais calmo. O resultado que era favorável aos cariocas, implicou em mais demora para a cobrança de faltas, tiro de metas e afins.
A vaga que estava sendo encaminhada para o Rio de Janeiro, tomou caminho diferente. No último terço de jogo, Marlon Freitas que estava sumido, aproveitou rebote de finalização de Janderson e estufou a rede de Muriel. Com o resultado, a vaga estava indo para os pênaltis. Mas como eu escrevi, só estava. Nos acréscimos Natanael encontrou Matheuzinho que cruzou rasteiro para Matheus Vargas, que ganhou no corpo e mandou para o fundo da rede.
As oitavas de final vai contar com os times da Libertadores, além do campeão da Série B e da Copa Verde. Todos estão no mesmo pote e vão ser sorteadas, acabou o confronto entre os times que já estavam no torneio e quem entra direto nessa fase.
FICHA TÉCNICA
Atlético-GO 3×1 Fluminense
(ida 0x1, quarta fase da Copa do Brasil)
Data: 24 de setembro, 2020
Horário: 20h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, em Goiânia-GO
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Gols: Chico, Marlon Freitas e Matheus Vargas (ACG) e Luccas Claro (Flu)
Atlético: Jean; Dudu (João Victor), Éder, Gilvan e Nicolas (Natanael); Edson, Marlon Freitas e Chico (Matheus Vargas); Janderson, Ferrareis (Matheuzinho) e Hyuri (Júnior Brandão). Técnico: Vagner Mancini
Fluminense: Muriel; Calegari, Nino (Matheus Ferraz), Luccas Claro e Egídio; Hudson (Yago Felipe), Dodi, Michel Araújo (Felippe Cardoso) e Nenê; Wellington Silva (Fernando Pacheco) e Luiz Henrique (Ganso). Técnico: Odair Hellmann