PF cumpre mandados contra tráfico de madeira em Goiás
Policiais cumprem 12 mandados de busca e apreensão em Anápolis e Aparecida de Goiânia e um no Pará – Foto: Divulgação/PF
Luan Monteiro
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta feira (2) a Operação Oroborus, que busca combater o crime ambiental de tráfico de madeiras extraídas de florestas pertencentes a unidades de conservação federal e terras indígenas.
São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Anápolis, um em Aparecida de Goiânia e um em Marabá, no Pará. Cerca de 60 policiais federais participam da ação.
A investigação identificou um grupo que transporta e comercializa madeira de origem clandestina. Essa madeira seria extraída na região Norte e transportada para as outras regiões do país. A organização ainda fazia o uso de olheiros e batedores, que tinham como objetivo obter informações sobre o policiamento das rodovias para evitar fiscalização.
Em caso de abordagens, os integrantes da organização apresentavam Documentos de Origem Florestal (DOFs) e Guias de Transporte Florestal (GTFs) falsos para dar a impresão de legalidade à madeira extraída.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e tráfico de madeira, com penas que, somadas, alcançam mais de 12 anos de prisão.