Proprietários rurais terão que pagar multa equivalente a R$ 530 mil por desmatamento
A operação é feita pelos Ministérios Públicos de 17 estados, tendo como objetivo conter o desmatamento e proteger as regiões da floresta que integram o bioma da Mata Atlântica. – Foto: Reprodução/ Divulgação
Ana Julia Borba
Em Goiás, cinco propriedades rurais foram autuadas na 4 edição da Operação Mata Atlântica em Pé por constatação do desmate irregular de uma área total de 96,8 hectares.
A operação é feita pelos Ministérios Públicos de 17 estados, tendo como objetivo conter o desmatamento e proteger as regiões da floresta que integram o bioma da Mata Atlântica. O valor das multas aplicadas em razão das práticas podem chegar ao valor de R$ 530 mil.
De acordo com a MP-GO, para verificar as áreas desmatadas foi preciso utilizar imagens do satélite. A partir das imagens, os proprietários foram localizados.
Em Goiás, a fiscalização foi realizada entre 21 e 25 de setembro em dez propriedades dos municípios de Itumbiara, Morrinhos, Buriti Alegre, Água Limpa e Corumbaíba.
Segundo o coordenador da Área do Meio Ambiente e Consumidor do MP-GO, Delson Leone Júnior, a parceria do MP-GO com o Ibama “garante a proteção ambiental para as presentes e futuras gerações”.