Em partida com polêmicas, Vila Nova é derrotado em casa pelo Botafogo-PB
Jogadores do Botafogo-PB comemoram o gol da partida, marcado por Everton Heleno – Foto: Afonso Cardoso
Breno Modesto
O Vila Nova perdeu a primeira como mandante. Em jogo disputado no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, na noite desta segunda-feira (16) o Colorado foi derrotado pelo Botafogo, da Paraíba, por 1 a 0. Com o resultado, o Tigre perdeu a oportunidade de voltar à vice-liderança do Grupo A da Série C e amarga o segundo revés seguido e chegou à terceira partida consecutiva sem vencer.
O jogo
A primeira boa oportunidade da partida aconteceu logo no primeiro minuto de jogo. Em cobrança de falta, o camisa 8 do Belo, Marcos Aurélio, assustou a meta de Marcão, que fez sua estreia com a camisa colorada.
O Colorado demorou a se encontrar e foi levar perigo à baliza defendida por Felipe apenas na marca de 21 minutos da etapa inicial. Depois de levantamento na área, a defesa paraibana afastou mal e a bola sobrou para Rodrigo Alves, que, de frente para o gol, chutou torto.
Aos 38 minutos, o Botafogo abriu o marcador. Vitinho cruzou rasteiro na área. A bola encontrou Everton Heleno, que foi mais rápido que o sistema defensivo do Tigre e tocou para o fundo das redes.
Após o gol sofrido, o Vila Nova se lançou com tudo ao ataque, fazendo uma blitz na defesa adversária. Com 41 minutos, o zagueiro Danrlei foi derrubado por Juninho na área. O árbitro não hesitou e assinalou o pênalti para os vilanovenses. Na cobrança, Alan Mineiro teve a oportunidade de marcar seu primeiro tento na temporada, mas viu Felipe fazer a defesa.
Segundo tempo
A etapa final começou com uma intensidade muito alta, principalmente por parte do Botafogo. Precisando do triunfo para seguir vivo na briga por uma das quatro vagas à próxima fase, o time comandado pelo técnico Evaristo Piza pressionava o Colorado em busca do segundo gol, que quase saiu depois das finalizações de Diego Rosa, aos seis minutos, e Ramon, aos oito.
A resposta dos comandados de Bolívar foi imediata, porém, sem efetividade. Na marca de nove minutos, Pablo Roberto fez uma bela jogada individual e achou Mário Henrique livre. O lateral-esquerdo invadiu a grande área e finalizou. A bola passou à esquerda do gol defendido por Felipe.
Aos 20, Henan resolveu arriscar. De fora da área, o camisa 9 encheu o pé e obrigou Felipe a se esticar todo para fazer a defesa.
Mas o clima da partida esquentou demais. O volante Pablo Roberto, com dois cartões amarelos em um minuto, acabou expulso pelo árbitro. Assim, Bolívar foi obrigado a “sacrificar” Henan, deixando o Colorado, que precisava ir ao ataque, sem uma de suas referências ofensivas.
Lance polêmico
Na marca dos 31 minutos, o Tigre chegou a marcar, mas o tento foi anulado pela arbitragem. Depois de escanteio cobrado pelo argentino Emanuel Biancucchi, o zagueiro Saimon subiu no segundo andar e testou firme, mandando para o fundo das redes. Mas o árbitro viu uma carga faltosa do defensor sobre Donato, zagueiro do Belo.
Vila Nova: Marcão; Celsinho, Danrlei, Saimon e Mário Henrique; Dudu (Emanuel Biancucchi), Pablo Roberto e Alan Mineiro (Rafhael Lucas); Rodrigo Alves (Caíque), Henan (Pedro Bambu) Talles (Jonh Lennon). Técnico: Bolívar
Botafogo-PB: Felipe; Marcos Martins, Donato, Rodrigo e Mário; Vitinho, Everton Heleno (Rodrigo Andrade), Juninho (Mineiro); Marcos Aurélio (Higor Leite), Ramon (Marlon) Diego Rosa (David Batista). Técnico: Evaristo Piza