O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Tratamento contra a Covid-19

Maguito Vilela continua apresentando ‘melhora progressiva’ do quadro pulmonar

Ele continua sendo tratado com o uso da máquina ECMO, uma espécie de pulmão e coração artificial| Foto: Reprodução

Postado em 22 de novembro de 2020 por Redação
Maguito Vilela continua apresentando 'melhora progressiva' do quadro pulmonar
Ele continua sendo tratado com o uso da máquina ECMO

Eduardo Marques

O prefeitável de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, de 71 anos, segue em tratamento contra a Covid-19, no Hospital Alberto Einstein, em São Paulo. Segundo boletim médico divulgado na noite desse sábado (21), o político teve melhora progressiva do quadro pulmonar. Ele continua sendo tratado com o uso da máquina ECMO, uma espécie de pulmão e coração artificial, que possibilita ventilação protetora pulmonar.

O emedebista iniciou o tratamento com o “pulmão artificial” no dia 17 de novembro. Conforme o boletim médico, no sábado, dia 21, o paciente manteve estabilidade hemodinâmica e melhora progressiva dos parâmetros respiratórios.

Três dias depois, ele foi intubado após apresentar quadro de insuficiência respiratória. À época, o político respondeu bem ao tratamento e foi extubado no dia 8 de novembro. Porém, ele teve nova piora e precisou ser novamente intubado no domingo de eleição (15).

Na última terça-feira (17), o emedebista foi submetido ao tratamento com uso da máquina ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). O equipamento funciona como um coração e pulmão artificial ao paciente, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo. Assim, a máquina simula as funções naturais dos órgãos. Ela recebe o sangue do paciente, filtra o gás carbônico e devolve o sangue oxigenado ao corpo do indivíduo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também