Atlético quebra sequência ruim e vence o Sport fora de casa
Maidana e Chico disputando bola na Ilha do Retiro | Foto: Anderson Stevens/Sport
Felipe André
O Atlético Goianiense quebrou uma sequência de cinco partidas sem vencer na Série A. Desde o triunfo contra o Santos a equipe goiana não sabia o que era somar três pontos, mas voltou a fazer e desta vez diante do Sport, na noite desta segunda-feira (23) na Ilha do Retiro por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Janderson. Com o resultado os goianos chegaram aos 27 pontos e pularam para a 12ª colocação, enquanto os mandantes permaneceram com 25 e no 15º lugar.
Nos últimos três duelos entre as equipes, todos os resultados foram de empate. A primeira etapa fez jus ao retrospecto recente entre os dois times, com poucas chances criadas e um duelo muito físico. Os donos da casa não assustaram Jean, mas viram o goleiro Luan Polli trabalhar e fazer uma boa defesa em uma cabeçada de Zé Roberto. Os visitantes tiveram as melhores chances na etapa inicial, mas não conseguiram balançar as redes.
Na segunda etapa os visitantes voltaram mais discretos e viram o Sport crescer na partida. Apesar de não encontrar muito espaço, os donos da casa rodavam a bola de um lado para o outro e então apostaram na bola parada. Em um erro da árbitra Edina Alves, a equipe do Recife poderia ter aberto o placar, em uma saída de bola de João Victor ela apitou uma falta que poderia ter sido dado a vantagem e deixaria Mikael cara a cara com Jean. A infração cometida resultou em cartão para o zagueiro que estava na lista dos pendurados.
Minutos depois em outra falta para o Sport, saiu o gol, só que do Atlético. Após a cobrança da bola parada, o rubro-negro goiano conseguiu encaixar um contra-ataque em 12 segundos e viu Zé Roberto servindo Janderson que apenas tocou na saída do goleiro Luan Polli para tirar o zero do placar. Esse foi o segundo gol do atacante com a camisa atleticana.
Marcelo Cabo então estreias pelo lado do Atlético Goianiense. O treinador optou pelas entradas de uma só vez de Pereira e Danilo Gomes, que entraram nos lugares de Chico e Ferrareis. Com isso, o comandante aumentou a marcação no meio campo já que Pereira atuou ao lado de Willian Maranhão, que tem as mesmas características e avançou Matheus Vargas para a criação. Já a mudança no ataque manteve o mesmo padrão. Nos minutos finais foi a vez de Rithely entrar.
Cabo fortaleceu a marcação no meio-campo e depois o lado direito, com a entrada de Arnaldo no lugar de Janderson. O treinador segurou o placar até o fim e segue sem ser derrotado, com um empate e agora uma vitória. Susto para os goianos nos minutos finais, a árbitra Edina marcou penalidade de João Victor em Hernane, mas o VAR entrou em ação e ela anulou a decisão.
Na próxima rodada o Atlético Goianiense recebe o Internacional na reestreia do estádio Antônio Accioly. O duelo será no sábado (28), às 21h (horário de Brasília). O Sport por sua vez visita o Santos no mesmo dia, na Vila Belmiro, mas às 17h.
FICHA TÉCNICA
Sport 0x1 Atlético-GO
Data: 23 de novembro, 2020
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife-PE
Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Gol: Janderson (ACG)
Sport: Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Márcio Araújo (Bruninho), Thiago Neves (Júnior Tavares), Leandro Barcia (Lucas Venuto) e Jonatan Goméz (Marquinhos); Mugni (Lucas Venuto) e Mikael (Hernane). Técnico: Ricardo Henriques
Atlético-GO: Jean; Dudu, João Victor, Gilvan e Nicolas; Willian Maranhão, Matheus Vargas e Chico (Pereira); Janderson (Arnaldo), Ferrareis (Danilo Gomes) e Zé Roberto (Júnior Brandão). Técnico: Marcelo Cabo