Multidão se emociona na despedida de Seu Francisco em Goiânia
Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória no hospital em que ficou 14 dias internado | Foto: Wesley Costa
Eduardo Marques
Aplausos, cantos e muita emoção. Foi desse jeito que familiares e amigos se despediram de Francisco José de Camargo, de 83 anos, mais conhecido como Seu Francisco. Pai da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano morreu na noite da última segunda-feira (23), após passar 14 dias internado no Hospital Órion, em Goiânia, depois de sentir dores no intestino. A unidade informou que o patricarca da família Camargo teve uma parada cardiorrespiratória e uma “instabilidade hemodinâmica”.
Desde às 10 horas da manhã, o Cemitério Jardim das Palmeiras, na Capital, foi palco de último adeus a um homem que lutou com garra pelo sucesso dos filhos. Por volta das 17h, parentes e amigos deixaram a capela em que o corpo era velado para seguir para o túmulo. Os filhos Zezé e Wellington Camargo levaram o caixão durante o cortejo, que não foi acompanhado pela viúva de Seu Francisco, Helena Camargo, de 75 anos.
Dezenas de pessoas acompanharam o cortejo. Segundo a família, a cerimônia não seria aberta ao público em virtude da pandemia do coronavírus. Contudo, fãs foram ao local e fizeram filas para tentar se despedir. Durante a caminhada até o túmulo, eles cantaram várias músicas da dupla Zezé Di Camargo e Luciano.
Os familiares acompanharam o sepultamento em uma área separada dos demais presentes por meio fita. Durante todo tempo, Zezé foi abraçado pela namorada, Graciele Lacerda, e pela filha Wanessa Camargo. A família acenou aos fãs em agradecimento.
Apesar de não seguir com o cortejo, durante todo o velório, Helena Camargo, de 75 anos, não saiu do lado do caixão e foi consolada por amigos e parentes. Ao deixar a capela ao fim da cerimônia, Helena foi aplaudida. Já Luciano, que mora em São Paulo, não compareceu, porque está com Covid-19.
Famosos, como a dupla Di Paulo e Paulino, o sertanejo Felipe Araújo e o cantor Marrone, e autoridades, como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB),e o governador Ronaldo Caiado (DEM) também compareceram ao cemitério.
Homenagem
Durante o velório, Zezé chorou ao falar sobre a morte do pai. Segundo o cantor, as lágrimas vieram por saber que não veria mais o sorriso que tanto gostava.
Como forma de homenagem, o cantor cantou “É o Amor” – a música que levou a dupla ser conhecida em todo o país – e tocou sanfona ao lado da dupla Di Paulo e Paulino. Uma cerimônia religiosa foi celebrada por um pastor, durante os últimos momentos do velório.
Francisco Camargo deixa a esposa, Helena Siqueira de Camargo, de 75 anos, e oito filhos: Mirosmar José de Camargo (Zezé), Marlene José de Camargo, Wellintgton Camargo, Emanoel Camargo, Luciele de Camargo, Welson David de Camargo (Luciano), Wesley José de Camargo e Walter José de Camargo. Outro filho do patriarca da família, Emival Camargo, que foi a primeira dupla com Zezé, morreu em 1975 em um acidente de carro.
Ele também tinha dez netos, incluindo a cantora Wanessa Camargo – filha de Zezé -, e bisnetos.
Internações
Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro.
Segundo o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, o pai havia começado a retirada dos sedativos na quinta-feira (18). Porém, ele teve nova piora.
Nos últimos anos, Francisco convivia rotineiramente com problemas de saúde e internações. Em março de 2018, ele ficou mais de um mês no hospital devido a uma pneumonia.
Já em fevereiro deste ano, o idoso chegou a ser internado para tratar uma infecção decorrente de um enfisema pulmonar. Ele ficou oito dias hospitalizado.