Vila Nova sai na frente, mas leva empate do Treze e adia classificação
Vila Nova pode se classificar ainda nesta rodada, dependendo do resultado do duelo de Manaus e Remo – Foto: Douglas Monteiro/Vila Nova
Breno Modesto
Ainda não foi dessa vez que o Vila Nova garantiu sua classificação para a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Amigão, em Campina Grande, na Paraíba, o Tigre ficou apenas no empate de 1 a 1 diante o Treze, na tarde deste sábado (28). Os gols da partida foram marcads pelo argentino Emanuel Biancucchi, de pênalti, para o Colorado, e Gilvan, para o Galo da Borborema.
Com o resultado, os comandados do técnico Bolívar chegaram aos 28 pontos conquistados, abrindo cinco pontos de diferença para o Manaus, que ainda entra em campo nesta rodada. Em caso de derrota da equipe manauara, a equipe vilanovense se classifica matematicamente. Se os amazonenses vencerem, fica para a última rodada, quando o Vila recebe a Jacuipense, no Estádio Olímpico.
O jogo
Com as duas equipes precisando da vitória, o confronto no Amigão começou pegado desde o primeiro minuto. A primeira finalização foi dos donos da casa. Na primeira volta do ponteiro, Douglas Lima recebeu de Polegar e, da entrada da área, arriscou o chute. A bola passou por cima do gol de Marcão. Dois minutos mais tarde, foi a vez do Vila chegar ao ataque. Henan, de cobertura, tentou surpreender Andrey, que conseguiu fazer a defesa.
Quem queria tirar o zero do placar era Neto Baiano. Em duas cobranças de falta, sendo uma aos seis e outra aos 13 minutos, o camisa 9 da equipe paraibana levou perigo à meta vilanovense, obrigando Marcão a salvar o Tigre. Depois dos 15 minutos, o ritmo da partida caiu bastante, e as jogadas ofensivas demoraram a aparecer.
Na marca de 37 minutos, Emanuel Biancucchi deu um belo lançamento em profundidade para Talles. O atacante colorado invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Andrey. O árbitro Thiago Luis Scarascati não hesitou e marcou a penalidade. O meia argentino foi para a cobrança e converteu, encerrando a sequência de três pênaltis perdidos pelo Vila Nova na Terceirona.
Precisando do resultado positivo para continuar vivo na competição, o Treze voltou mais ligado para a segunda etapa, colocando fogo na partida. Logo aos 10 minutos, o Galo da Borborema chegou ao gol de empate. Depois de cruzamento rasteiro, o zagueiro Rafael Donato cortou mal e a bola sobrou para Marcelinho Paraíba. O meia tocou para Neto Baiano, que finalizou. O goleiro Marcão não segurou e, no rebote, Gilvan mandou para o fundo das redes.
Biancucchi teve a chance mais clara de dar a vitória ao Colorado. Aos 21 minutos, o camisa 9, Henan, serviu o argentino, que, sozinho, perdeu uma oportunidade inacreditável. O Treze seguiu pressionando e levando perigo na bola parada. Aos 29, Murici cobrou escanteio com muito veneno e quase virou para os paraibanos.
Ficha técnica
Treze 1×1 Vila Nova
Data: 28 de novembro de 2020
Horário: 17h
Local: Estádio Amigão, em Campina Grande (PB)
Gols: Gilvan (10’/2T) – TRZ; Emanuel Biancucchi (39’/1T) – VIL
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Assistentes: Fábio Rogério Baesteiro (SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
Treze: Andrey; Polegar, Ítalo, Alisson Cassiano e Nilson Júnior; França, Vinícius Barba, Douglas Lima (Marcelinho Paraíba (Douglas Packer)), Murici; Neto Baiano e Felipe Alves (Gilvan).Técnico: Márcio Fernandes
Vila Nova: Marcão; Celsinho, Rafael Donato, Saimon e Mário Henrique; Dudu (Pedro Bambu), Pablo Roberto e Emanuel Biancucchi (Yuri); Rodrigo Alves Jonh Lennon), Henan (Rafhael Lucas) e Talles (Caíque).Técnico: Bolívar