Vila Nova enfrenta o Ituano na abertura da segunda fase da Série C
Para o técnico Bolívar, o Vila Nova não deve ter vida fácil no quadrangular decisivo da Série C | Foto: Douglas Monteiro/Vila Nova FC
Breno Modesto
Na noite desta segunda-feira (14) o Vila Nova entrará em campo para fazer a primeira das seis partidas do quadrangular que decidirá quem serão as quatro equipes que subirão da terceira para a segunda divisão do futebol nacional. Às 20h, no Estádio Olímpico, os comandados do técnico Bolívar encaram o Ituano, que terminou a primeira fase da Terceirona na vice-liderança do Grupo B, com 29 pontos conquistados.
Esta será a segunda vez na temporada de 2020 que o Colorado enfrentará uma equipe paulista. Em fevereiro, pela segunda fase da Copa do Brasil, foi eliminado pela Ponte Preta, depois de empatar em 0 a 0 no tempo normal e ser derrotado nos pênaltis por 5 a 3. De acordo com Bolívar, equipes oriundas do Estado de São Paulo tendem a dificultar mais os jogos para os seus adversários, pois disputam um dos campeonatos estaduais mais fortes do Brasil.
“Por se tratar de uma equipe paulista, o Ituano está acostumado com uma das competições estaduais mais fortes do país. Então, eles estão acostumados a enfrentar grandes equipes, que gostam de ter a posse de bola, que gostam de jogar o tempo todo. Eles são muito bem treinados pelo Vinícius (Bergantin), que é um cara que eu tenho uma relação muito boa. Equipes paulistas são sempre difíceis de se enfrentar. É um adversário complicado”, projeta o treinador vilanovense.
Ainda para o treinador, será preciso que seus atletas aumentem seus níveis de concentração durante o quadrangular decisivo e aproveitem as oportunidades que forem criadas.
“Precisamos aumentar o nosso nível de concentração, o nível técnico, tático, físico. Você precisa acrescentar tudo aquilo que for a mais para poder entrar num quadrangular. Temos de aproveitar as oportunidades criadas da melhor maneira possível. Porque, de repente, podem ser poucas, diferente da primeira fase. O enfrentamento vai ser mais difícil”, disse Bolívar.
Retrospecto
Sem medirem forças desde o ano de 2006, esta será apenas a quinta vez que Vila Nova e Ituano se enfrentarão, sendo a primeira no Estádio Olímpico. Nas quatro partidas disputadas anteriormente, o Galo de Itu é quem tem o retrospecto a seu favor. Foram duas vitórias paulistas contra uma goiana, além de um empate.
O primeiro e único triunfo colorado aconteceu no dia 23 de abril de 2006. Em jogo válido pela primeira rodada da Série B daquela temporada, o Tigre, jogando no Estádio Serra Dourada, venceu por 4 a 3. A equipe, que à época era comandada pelo técnico Hermógenes Neto, marcou com Wando, duas vezes, e Leonardo Manzi, também duas vezes.
FICHA TÉCNICA
Vila Nova x Ituano
Data: 14 de dezembro de 2020
Horário: 20h
Local: Estádio Olímpico, em Goiânia (GO)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho (MG) e Magno Arantes Lira (MG)
Vila Nova: Fabrício; Celsinho, Donato, Adalberto e Mário Henrique; Dudu (Yuri), Pablo e Emanuel Biancucchi; Rodrigo Alves, Henan e Talles. Técnico: Bolívar
Ituano: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Suéliton e Breno Lopes; Paulinho Dias, Fillipe Soutto, Marquinho e Gabriel Taliari; Kadu e Bruno Mota. Técnico: Vinicius Bergantin