Projeto para tratar pacientes com sequelas de Covid é lançado em Goiás
Denominado “Reabilita Goiás” o projeto inicialmente funcionará como piloto | Foto: reprodução
Jyeniffer Taveira
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), lançou na última quarta-feira (6/1) o projeto piloto do “Reabilita Goiás”, o objetivo é proporcionar aos pacientes com alguma sequela provocada pelo Covid-19, um acompanhamento.
O programa irá qualificar as equipes de Atenção Primária e fortalecer a assistência integral à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente o projeto será posto em prática na cidade de Inhumas, de acordo com a SES-GO, cerca de 30 pessoas terão acesso ao atendimento no município.
As áreas cardiorrespiratório e musculoesquelético serão o foco do projeto, mas os pacientes serão encaminhados para outras especialidades caso haja necessidade. Os resultados do projeto piloto serão avaliados com o intuito de desenvolver melhorias no programa, que deve ser implementado nos demais municípios goianos.
A proposta prevê que a reabilitação seja realizada três vezes por semana, com um encontro presencial no postinho de saúde e outros dois no formato virtual. Os pacientes vão passar pelo tratamento durante oito semanas, que serão divididas em duas partes.