Queijo Cabacinha é declarado Patrimônio Cultural de Goiás
Iguaria tradicionalmente produzida na região do Araguaia ganhou certificação | Foto: reprodução
Da Redação
A Lei nº 20.963, de autoria do deputado Eduardo Prado e que declara Patrimônio Cultural do Estado de Goiás o “Queijo Cabacinha”, foi sancionada nesta quinta-feira (14/01) pelo governador Ronaldo Caiado. Iguaria é produzida tradicionalmente na região do Araguaia.
A alegação para a declaração como Patrimônio Cultural do Estado de Goiás é que essa certificação dará reconhecimento a esse saber único e também à região onde surgiu o “Queijo Cabacinha”, que já ganhou o Brasil e o mundo, e que certamente protegerá tanto os produtores rurais que detêm essa técnica de produção quanto o produto.
A iguaria recebe esse nome devido ao formato que ela possui após ser amarrada e pendurada para secar. O “Queijo Cabacinha” é de origem italiana, e começou a ser fabricado com leite cru para povos nômades, e o seu nome na sua região de origem é ‘Caccio Cavalo’ devido ao modo como é deixado para secar.
O “Queijo Cabacinha do Araguaia” já apresenta o diagnóstico de Indicação Geográfica pelo Sebrae IG). Esse selo é uma designação que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada, determinada qualidade, reputação e outras características atribuídas a essa origem geográfica e tem por objetivo agregar valor ao produto e proteger a região produtora.
Este patrimônio da cultura goiana é produzido há quase um século nos municípios de Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Doverlândia e Perolândia.