Viajantes promovem turismo ‘instagramável’ pelo território nacional
Confira as fotos e informações dos locais indicados pelo influenciador de viagens Marcos Vaz | Foto: reprodução
Elysia Cardoso
Quem nunca se pegou explorando destinos longínquos e exóticos por aí que atire a primeira pedra. Aquelas águas cristalinas, aquela vista do pôr do sol perfeito, aquele passeio que tem cara de ser demais para o bolso parecem ser um sonho impossível e bem distante da realidade. O Marcos Vaz discorda bastante. O influenciador viajante especializado em fotos e vídeos incríveis e embaixador da GoPro acredita que esses destinos estão bem mais perto do que você imagina.
Segundo o influenciador, o ideal é começar a explorar lugares mais acessíveis no momento. “Me impressiona que muitos brasileiros ainda não conhecem vários dos lugares mais bonitos e especiais que temos bem aqui. A dica que eu sempre falo para quem quer explorar mais o território nacional é começar perto da sua cidade, provavelmente existe algum lugar próximo incrível que você nunca visitou. Que tal conhecer esse lugar no próximo final de semana?”, conta.
Para quem já visitou o perfil do Vaz nas redes sociais sabe bem o quanto seu conteúdo impressiona e passa aquela sensação de ‘nossa, impossível encontrar um lugar assim’. Para ajudar os viajantes apaixonados por clicks, Vaz reuniu algumas dicas dos lugares mais ‘instagramáveis‘ que já visitou no País e compartilha alguns truques para garantir capturas à altura. (Especial para O Hoje)
Fernando de Noronha
A viagem ainda é um pouco mais cara, o Vaz fez a visita e um vídeo contando um pouco dos custos e alternativas para caber no orçamento. “Uma super dica é ter uma GoPro nessa viagem, a gente sabe que um dos maiores encantos lá são as águas cristalina e a vida marinha, então ter o equipamento certo para registrar isso é essencial. Tenho usado a HERO9 Black, assim consigo gravar os mergulhos em 5k e depois tirar os frames do vídeo que quero usar como foto e ainda ficar com alta qualidade”, comenta.
Rio de Janeiro
Além dos pontos turísticos bem conhecidos e inegavelmente lindos como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor ou a praia de Ipanema, existem outras opções incríveis. “Uma dica boa é conversar sempre com as pessoas locais, perguntar e entender o que elas fazem, com certeza vão ser lugares menos cheios e com surpresas no caminho”. Para dar um gás e uma inspiração, o Vaz recomendou a Trilha do Morro do Cantagalo, sempre acompanhado de um guia, a Trilha do Morro Dois Irmãos e o Mirante Dona Marta.
Arraial do Cabo
Já aproveitando a visita ao Rio, Arraial do Cabo, também conhecido como Caribe Brasileiro, é uma ótima pedida para quem quer se encantar com praias lindas e um intenso azul no mar. O que não pode faltar no seu roteiro com certeza: Prainhas do Pontal, Gruta do Amor, Praia Grande e, por que não, buscar um passeio de mergulho. Para tirar uma foto dessa, fica a dica das configurações do Vaz, “gosto de deixar a nitidez no médio e GoPro Color, assim já consigo aproveitar para subir nos stories do Instagram com uma cor maneira e com uma nitidez interessante. Caso esteja bastante ensolarado, costumo deixar o ISO Máx em 400 e a exposição em -0.5. Se estiver usando roupa branca ou cores mais claras eu deixo em -1.0”.
Jalapão
O carro-chefe de Jalapão são os fervedouros, nascentes subterrâneas que formam uma piscina natural. A pressão intensa dos lençóis freáticos gera um fenômeno em que as pessoas flutuam na água. Os preferidos do Vaz são Buritizinho, Buriti, Macaúbas, Bela Vista e o da Ceiça. A dica é explorar os ângulos até achar o seu favorito. “Analise as fotos no final do dia e veja o que deu certo e o que deu errado. Conhecendo os melhores ângulos você vai conseguir retratar da melhor forma a sua imagem inserida na paisagem/lugar”, finaliza Vaz.