O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
DIGO

Festival de Diversidade Sexual e de Gênero abre inscrições

DIGO tem inscrições abertas até 15 de abril. Em decorrência da pandemia, o evento irá ocorrer de maneira online | Foto: reprodução

Postado em 12 de março de 2021 por Redação
Festival de Diversidade Sexual e de Gênero abre inscrições
DIGO tem inscrições abertas até 15 de abril. Em decorrência da pandemia

Da redação

A 6ª edição do Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) está com inscrições abertas até dia 15 de abril de 2021. O tema deste ano é sobre o papel da Mulher LGBTI+ no cinema. As inscrições dos filmes devem ser realizadas pelo site: digofestival.com.br e são gratuitas. O evento acontece do dia 3 a 9 de junho e tem o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Em decorrência da pandemia da COVID-19 todas as atividades serão realizadas de forma remota pelos canais do festival.

O participante deverá realizar todo o procedimento de inscrição no site: digofestival.com.br na aba de Inscrições. Segundo o regulamento serão aceitos curtas e longas metragens realizados a partir de 2019. Esses filmes podem ser ficção, documentário ou experimental. Entretanto a temática precisa ser obrigatoriamente LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transgêneros, Intersexuais e mais representações de gênero).

“A expectativa é que neste momento sejamos alento para as pessoas em casa devido à pandemia, para que possam interagir com filmes e histórias importantes para a luta contra o ódio e o preconceito” afirma o diretor do DIGO, Cristiano Sousa. Na perspectiva da organização, mesmo em tempos tão difíceis pela necessidade do isolamento social, o festival não foi interrompido. Isso graças às plataformas digitais. Na última edição o alcance foi de um milhão de pessoas.

A 6ª edição tem uma importante relevância social, pois irá discutir o papel da mulher no cinema LGBTI+. Ainda mais levando em consideração o último relatório da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) de 2018, sobre a “Participação Feminina na Produção Audiovisual Brasileira”. Segundo os dados, somente 20% da direção dos filmes registrados no CPB, 12% da direção de fotografia e 25% dos roteiros foram realizados por mulheres.

Segundo Cristiano Sousa é importante discutir o sistema e a equidade que existem nos projetos que tratem assuntos importantes voltados ao mundo feminino na visão delas próprias. “O empoderamento feminino da mulher LGBTI+ começa no entender do papel como realizadora, na luta contra os medos de assumir a própria sexualidade e também nos âmbitos que ainda precisam ser conquistados”, complementa.

O FESTIVAL

O DIGO é um festival de filmes que tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito integral e a inclusão. O evento foi pioneiro no centro-oeste brasileiro. A proposta é evidenciar a 7ª arte e suas cores pautadas na luta pelos Direitos Humanos. Além disso, oportuniza todo tipo de manifestação artística gerando diversidade, inovação e amor sem preconceitos ou restrições.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também