O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Falecimento

Morre o marido da Rainha Elisabeth, Príncipe Phillip

O anuncio do falecimento do Duque de Edimburgo foi feito nesta manhã pelo Palácio de Buckingham. | Foto: Reprodução

Postado em 9 de abril de 2021 por Pedro Jordan
Morre o marido da Rainha Elisabeth
O anuncio do falecimento do Duque de Edimburgo foi feito nesta manhã pelo Palácio de Buckingham. | Foto: Reprodução

Pedro Jordan

Morreu aos 99 anos o Príncipe Phillip, marido da Rainha Elisabeth II. Foi comunicado o falecimento do monarca na manhã desta sexta, 09, pelo Palácio de Buckingham, as causas ainda não foram reveladas. Ele iria completar 100 anos no mês de junho, e deixa além da Rainha, quatro filhos, oito netos e sete bisnetos.

Nascido em Corful, na Grécia, ele era filho de André da Grécia e Dinamarca e Alice de Battengerg, e era das famílias reais grega e dinamarquesa. Com o golpe de 1922 no país ele e sua família foram expulsos, durante seu exilio estudou na França, Inglaterra, Alemanha e Escócia. Passou a fazer parte da marinha britanica no ano de 1939, com 18 anos, e lutou durante a segunda guerra mundial. 

Nessa mesma época começou a se corresponder com a então princesa da inglaterra Elisabeth, filha mais velha e primeira na linha de sucessão do rei George IV. Philipe recebeu permissão para se casar com a futura monarca e teve de abdicar de seus títulos gregos e dinamarqueses. Os dois se casaram no dia 20 de novembro de 1947 após cinco meses de noivado. Ao se casar, ele recebeu o estilo do “Sua Alteza Real” e o título de Duque de Edimburgo. Ele continuou no serviço ativo da marinha até Isabel ascender ao trono em 1952, tendo alcançado a patente de comandante.

Philipe e Elisabeth tiveram quatro filhos: Carlos, Ana, André e Eduardo. Phiilipe foi patrono de mais de oitocentas organizações e realizou diversos deveres oficiais sozinho e principalmente junto com Isabel. 

Parentesco

É tradição que os futuros monarcas se casem com pessoas da nobreza, e por conta disso, muitas das vezes eles já tem algum parenteco com seus pretedentes. No caso de Philip e a então princesa Elisabeth, eles tinham laços de sangue através da rainha Vitória do Reino Unido (mãe do bisavô de Elisabeth, o rei Eduardo VII do Reino Unido, e da bisavó de Philipe, a princesa Alice do Reino Unido), e de segundo grau uma vez removidas pelo rei Cristiano IX da Dinamarca (pai da bisavó de Elisabeth, Alexandra da Dinamarca, e do avô paterno de Philipe, o rei Jorge I da Grécia).

Após o casamento deles, em 1947, demorou apenas cinco anos para que Elisabeth chegasse ao posto de Rainha. Philipe sempre apoiou as ações de sua esposa como monarca do Reino Unido.

Problemas de Saúde

Em fevereiro deste ano, o príncipe havia sido internado como precaução, após passal mal no palácio de Buckingham, passou por uma cirurgia, ficou um mês na unidade e teve alta em março. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também