Para reduzir conflitos no trânsito, Goiânia deve implementar 125 faixas exclusivas para motos
Faixas conhecidas como “motobox” visam retirar motocicletas do meio dos carros em semáforos
Luan Monteiro
Goiânia deve receber ampliação na sinalização de trânsito, sendo uma delas a conhecida faixa “motobox”, sinalização exclusiva para condutores de motos. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), o objetivo é retirar motocicletas do meio dos carros durante a espera semafórica e, assim, reduzir conflitos envolvendo os condutores dos tais veículos.
Segundo relatório da SMM, Goiânia deve receber 125 novas faixas do tipo, sendo que, boa parte dessas sinalizações foram incluídas na manutenção asfáltica da capital. Todo este serviço já estava previsto no orçamento da administração municipal.
O secretário de Mobilidade de Goiânia, Horácio Melo, reforça que a instalação do “motobox” é uma oportunidade de mostrar respeito aos mais frágeis no trânsito, que segundo ele são os motociclistas, ciclistas e pedestres. “Vamos reforçar essas campanhas no nosso Maio Amarelo. Queremos mostrar à população a necessidade do respeito ao próximo no trânsito”, destacou.
Dados
Segundo o último levantamento feito pelo Mapa da Motorização Individual no Brasil, Observatório das Metrópoles Coordenação Nacional, Goiânia continua ocupando o topo do ranking de motorização por motos, com cerca de 18.4 veículos para cada 100 habitantes. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), circulam na capital cerca de 246 mil motocicletas.