Goiânia para vacinação de grupo com comorbidades
Município aguarda chegada de novas doses para prosseguir com imunização | Foto: Reprodução
Já caminhando a passos lentos, a vacinação contra a Covid-19 foi interrompida ontem (24) em municípios goianos, pelo menos no que diz respeito à aplicação da primeira dose do imunizante. Na Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia suspendeu a aplicação da vacina para primeira dose no grupo de comorbidades. De acordo com a pasta, o motivo da interrupção foi a falta de doses.
Em nota, a SMS da Capital informou que aguarda a chegada de mais vacinas para abrir novos agendamentos e dar continuidade à vacinação com a primeira dose do grupo de comorbidades. Hoje (25), o município seguirá aplicando a segunda dose em idosos a partir de 76 anos que estão com datas marcadas para tomar o reforço da vacina AstraZeneca nos dias 25, 26, 27 e 31 de maio, nas seis escolas e nos drives do Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada. Até o momento, Goiânia já aplicou 574.722 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 370.395 referentes à primeira dose e 204.327 referentes à segunda.
Em Anápolis, que já aplicou 127.438 doses de imunizantes contra a Covid-19, entre primeira e segunda etapa, a prefeitura aguarda a chegada de novas remessas de CoronaVac para aplicação da segunda dose. Enquanto isso, a prefeitura segue com a vacinação dos acamados cujas doses já estão reservadas e com a primeira dose, mas somente dos imunizantes da Pfizer e AstraZeneca.
Segundo a SMS, podem receber a vacina da Pfizer as pessoas cadastradas com as comorbidades, exceto hipertensão arterial. Estes continuam sendo imunizados com a vacina da AstraZeneca, assim como profissionais da Educação do ensino fundamental I e II (professores e trabalhadores de apoio), da saúde e da segurança, mediante lista encaminhada pelas instituições.
Aparecida
Em Aparecida de Goiânia, a vacinação prosseguiu normalmente ontem (24), para os grupos de pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Realizada em dois drives, na Cidade Administrativa e no Centro de Especialidades e em cinco Unidades Básicas de Saúde, além da Central de Imunização, desde sábado a cidade teve a vacinação ampliada para o grupo de pessoas com deficiência permanente. Com isso, as pessoas que não estão inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também podem se vacinar.
De acordo com a prefeitura, pessoas com comorbidades e aquelas com deficiência permanente acima de 18 anos podem procurar, sem necessidade de agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também poderão ser imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida e com prescrição médica. Também estão sendo vacinadas pessoas com síndrome de down acima de 18 anos e pessoas com doenças neurológicas crônicas, mediante laudo médico. Idosos e profissionais de saúde também podem se vacinar mediante agendamento.
Professores
Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia inicia hoje (25) a vacinação contra a Covid-19 em trabalhadores da Educação com idade de 55 a 59 anos. A ampliação contemplará os dois grupos da categoria definidos no PNI: profissionais tanto da educação básica quanto superior que atuam na cidade. O serviço estará disponível exclusivamente via agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. No dia e horário marcado, o trabalhador da educação deverá apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque atestando a atuação. Aparecida já aplicou 116.458 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 76.354 referentes à primeira dose. (Especial para O Hoje)