Goiás pode receber 46,5 mil doses da Janssen após chegada de carregamento com 1,5 milhão no Brasil
A previsão inicial era de que o país receberia 3 milhões de doses até 15 de junho, mas, de acordo com o MS o envio foi cancelado pela Janssen, sem motivos
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (21/6), que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19 da farmacêutica Janssen deve chegar ao Brasil na manhã da terça-feira (22/6). A previsão inicial era de que o país receberia 3 milhões de doses até 15 de junho, mas, de acordo com o Ministério da Saúde (MS) o envio foi cancelado pela Janssen, sem motivos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), com a previsão inicial de 3 milhões de doses, Goiás receberia cerca de 93 mil doses. Levando em consideração a quantidade que seria distribuída anteriormente, estima-se que, possivelmente, Goiás receberá, com a redução da remessa pela metade, cerca de 46,5 mil doses da Janssen. Em contato com o Ministério da Saúde e a SES-GO ainda não há informações sobre a nova logística de envio para os estados.
No pronunciamento, Queiroga afirmou que a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população. Ele não detalhou se as doses da vacina da Janssen serão direcionadas a algum grupo específico.
As declarações foram dadas durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado. O ministro voltou a afirmar que o governo planeja a vacinação – com ao menos uma dose – de todos os adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro.