Dia do Orgulho LGBTQIA+: Goiânia realiza programação especial para comemorar a data
Com uma programação 100% gratuita, a SMDHPA organizou atividades para exibição de curta-metragens, multirões de retificação de pronome e gênero, doação de sangue e cursos profissionalizantes para pessoas LGBTQIA+
A Superintendência de assuntos LGBTQIA+ e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e PolÃticas Afirmativas (SMDHPA) realizam nesta segunda-feira (28/6) uma programação especial para comemorar o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Dente as atividades propostas acontecetrá exibição de filmes, retificação de prenome e gênero, doação de sangue e oferecimento de vagas em oficinas profissionalizantes voltadas à comunidade. As ações visam reforçar o compromisso do Executivo na construção de polÃticas públicas que preservem os direitos das pessoas pertencentes ao grupo.
Na segunda (28), quem estiver interesse em contribuir para o banco de sangue da capital durante a ação, deve entrar em contato com a SMDHPA através do telefone 3524-2802 para realizar o agendamento. A coleta estará sendo realizada das 8h às 18h no Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Dr. Nion Albernaz (Hemogo). De forma gratuita, também, para àqueles que tenham interesse em cursos profissionalizantes e a busca pela retificação de prenome e gênero, devem comparecer a sede na SMDHPA, no setor Sul das 8h às 18h.
Dentre os cursos ofertados para a população LGBTQIA+ estão as oficinas de barista, garçom e garçonete/sistemas de pedidos para bares, bartender e atendimento em balcão de casa noturna. A ação tem parceria com o Hemocentro e a Defensoria Pública e faz parte de um plano mais amplo de fortalecimento da construção de polÃticas públicas que acolham a diversidade e garantam cidadania a todas as pessoas.
Audiotransvisual
Após os multirões, à s 19h30 está programado a exibição de curta-metragens realizado por pessoas trans de todo o Brasil. Além da exibição ao ar livre que ocorrerá na SMDHPA os vÃdeos serão disponibilizados, no mesmo horário, em transmissão pelas redes sociais da secretaria.
Os produtos que serão exibidos fazem parte de uma ação que começou como um curso gratuito de formação audiovisual para pessoas trans. Contanto com a participação de 30 pessoas LGBTQIA+ de 13 estados brasileiros, o projeto deu a luz 18 produções audiovisuais criados de forma totalmente on-line.
Participaram da formação, também, a atriz do filme Bacurau, Danny Barbosa e Bernardo de Assis, o único ator trans a participar de uma novela da rede globo – Salve-se Quem Puder. As produções foram todas dirigidas pelo cineasta André da Costa Pinto (PE).