México descriminaliza o uso recreativo de maconha
Este é o terceiro país que libera a utilização em todo o seu território.
A Suprema Corte do México decidiu nesta segunda-feira (28/06) descriminalizar o uso recreativo de maconha para adultos em âmbito nacional. Este é o terceiro país que libera a utilização em todo o seu território. O julgamento teve início em 2018, quando a corte declarou inconstitucional a proibição total do consumo.
“Hoje é um dia histórico para as liberdades”, disse o presidente da corte, Arturo Zaldívar. “Depois de um longo caminho, esta Suprema Corte consolida o direito […] para o uso recreativo de maconha.” A permissão venceu com oito votos entre os 11 magistrados.
Acompanhando o Uruguai e o Canadá, espera-se que o México se torne o maior mercado mundial da canabis, entre seus 126 milhões de habitantes. “Teoricamente, sim, criará o maior mercado legal do mundo, pela capacidade de produção que o México tem, porque a maconha cresce em condições naturais sem os investimentos energéticos que fazem, por exemplo, no Canadá”, afirmou em março Lisa Sánchez, diretora da ONG México Unido Contra a Delinquência, à Agence France-Presse (AFP).