Goiânia mobiliza grupos prioritários para imunização contra o vírus da H1N1
O Dia D acontece neste sábado (03/7) para os três grupos prioritários elencados pela campanha
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponiliza, aos três grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Influenza, 65 postos de saúde para imunização neste sábado (03/7). O Dia D da Influenza teve início no mês de abril e busca vacinar a população contra o vírus da H1N1. Além dos postos de saúde estará disponível para a vacinação o Centro Municipal de Vacinação (CMV). Os goianos podem se vacinar nas unidades das 08h às 17h.
A influenza é causada pelo vírus H1N1, infecção viral aguda do sistema respiratório altamente contagiosa. A vacina, então, previne o surgimento de complicações decorrentes da doença. Até o momento, 255.535 pessoas já foram vacinadas, representando 47,1% de cobertura vacinal.
Os postos de referência para a mobilização foram distribuídos por todas as regiões da capital. Mesmo pessoas enquadradas nas duas primeiras etapas e que ainda não tenham se vacinado podem se dirigir àquele mais próximo, sem necessidade de agendar.
Importante frisar que, como as campanhas de vacinação contra a gripe e Covid-19 são concomitantes, parte do público alvo de amanhã também se enquadra na lista de pessoas vacinadas contra o novo Coronavírus. Assim, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.
“O sistema imunológico da pessoa vacinada contra o Influenza trabalha para que ela não desenvolva formas graves da doença e, assim, não fique debilitada. Em tempos de pandemia, essa proteção é fundamental para evitar também formas graves da Covid-19, reduzindo os riscos de internação”, explica Durval Pedroso, secretário municipal de Saúde.
Veja quais são os grupos que podem se vacinar neste sábado, em Goiânia:
- Crianças (6 meses a menores de 6 anos)
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Trabalhadores da saúde
- Idosos com 60 anos ou mais
- Professores
- Comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de Transporte
- Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso
- Trabalhadores Portuários
- Forças de Segurança e Salvamento
- Forças Armadas
- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
A lista completa com os locais de vacinação pode ser visualizada na página do Imuniza Gyn H1N1, no site oficial da Prefeitura.