O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
72 mil casos

Aparecida de Goiânia registra ao menos 12 linhagens diferentes de Covid

No município, predomina as variantes do Brasil (Gamma), da África do Sul (Beta) e a originária do Reino Unido (Alfa)

Postado em 6 de julho de 2021 por Maiara Dal Bosco
Aparecida de Goiânia registra ao menos 12 linhagens diferentes de Covid
No município

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, há pelo menos 12 linhagens diferentes da Covid-19 circulando no município, que já conta com mais de 70 mil casos confirmados da doença. Entretanto, a variante indiana, também conhecida como Delta, ainda não teria sido identificada no município, ao contrário da Capital Goiânia, que registrou a cepa em uma paciente de dezoito anos no mês passado.  No município, a predominância das cepas encontradas são a variante do Brasil (Gamma), da África do Sul (Beta) e a originária do Reino Unido (Alfa). 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, até o último domingo (04), o município realizou 316.792 testes de diagnóstico de Covid-19. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico.

Segundo dados da SMS de Aparecida, já são 72.331 casos confirmados de Covid-19. Destes, há o registro de 1.422 óbitos. No momento, segundo a pasta, a cidade possui 806 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela telemedicina, oxímetros e exames. De acordo com dados atualizados na segunda-feira (05), a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 67%. Já na rede privada, a ocupação é de 65%. 

Variante Delta

De acordo com o Médico Infectologista do Hospital Anchieta de Brasília, Victor Bertollo, a variante Delta, também chamada de variante indiana, que já é encontrada no Brasil, tem características semelhantes à variante brasileira. “Ela é um pouco mais transmissível e reduz a efetividade das vacinas e também da imunidade a uma infecção prévia. Há o risco de terceira onda, principalmente ligada a essa nova variante. A vacina ainda mantém uma efetividade, principalmente na prevenção de formas graves, mas reduz um pouco sim a sua efetividade”, explica o infectologista.

Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou o segundo caso de morte provocada pela variante Delta do coronavírus no Brasil. Um homem indiano, de 54 anos, que tripulava o navio chinês MVS Shandong da ZMI, estava internado há mais de 50 dias em um hospital da rede privada de saúde de São Luís (MA). Dois dias antes, a Secretaria de Saúde do Paraná confirmou aquele que seria o primeiro óbito pela variante Delta do coronavírus no país. A paciente tinha 42 anos e estava gestante com 28 semanas. O óbito da mulher foi registrado no mês de abril, após cesárea de emergência, que salvou a vida do bebê. 

Vacinação 

Após o recebimento de mais 14.790 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo governo estadual, sendo destinadas à aplicação em primeira dose, Aparecida  de Goiânia avançou na imunização contra a Covid-19 ,  desde sábado (03), ampliou a imunização para pessoas com 40 anos de idade ou mais sem comorbidades. 

Já com relação a aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente desde ontem (05). Segundo a pasta, quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço estará disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 17 horas. Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Se a segunda dose for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.  

Até o momento, Aparecida já aplicou 207.003 doses de vacina contra a Covid-19. Destas, 53.816 referem-se à segunda dose ou dose única, o que representa um total de 12,73% da população total imunizada no município. (Especial para O Hoje).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também